Quem somos

Nosso negócio é o urânio - atuamos na cadeia produtiva do minério, o "ciclo do combustível nuclear", que inclui a mineração, o beneficiamento, o enriquecimento, a fabricação de pó, pastilhas e do combustível que abastece as usinas nucleares brasileiras.

Empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, exercemos, em nome da União, o monopólio da produção e comercialização de materiais nucleares. Também atuamos na execução de serviços de engenharia do combustível e na produção de componentes dos elementos combustíveis.

Os processos industriais e os programas de controle ambiental e segurança radiológica que desenvolvemos garantem a qualidade de nossos produtos e asseguram a preservação do meio ambiente, da saúde dos trabalhadores e das populações, especialmente aquelas que habitam nas áreas de influência de nossas unidades.

As atividades da INB são licenciadas e fiscalizadas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), supervisiona nossa produção, realizando inspeções regulares à Fábrica de Combustível Nuclear.