INB recebe em Caldas/MG comitiva do Ministério de Minas e Energia

Representantes da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Serviço Geológico do Brasil - CPRM estiveram na Unidade de Tratamento de Minérios da INB, em Caldas/MG, para conhecer as instalações e ver de perto as obras na barragem de rejeitos.

A visita ocorreu nos dias 8 e 9 de abril. O secretário da SGM, Alexandre Vidigal de Oliveira, o diretor do Departamento de Tecnologia e Transformação Mineral da secretaria, Enir Sebastião Mendes, o diretor-geral da ANM, Victor Hugo Bicca, e o diretor-presidente da CPRM, Esteves Pedro Canalgo, foram recebidos pelo presidente da INB, Carlos Freire Moreira.

Antes de percorrerem a unidade, o diretor de Recursos Minerais da INB, Adauto Seixas, fez uma apresentação sobre as atividades realizadas no local. Em seguida, os visitantes foram à barragem de rejeitos - onde verificaram o andamento das obras para construção de um novo sistema extravasor, e conheceram também a cava da primeira mina de urânio do Brasil.

No dia 9, a comitiva esteve no Horto Florestal da UTM, na barragem de Águas Claras e nas chamadas pilhas de estéril, que são áreas de disposição de resíduos sólidos do processo de mineração.

Ao final da visita, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral parabenizou a INB pelo trabalho e disse que a empresa pode contar com o suporte técnico da sua equipe. “Conte com o Ministério, com a Secretaria, para o que estiver ao nosso alcance. Saímos daqui com uma impressão muito positiva”, afirmou Alexandre de Oliveira.

Victor Hugo Bicca também reafirmou a cooperação da Agência Nacional de Mineração com a INB: “Continuaremos colaborando sempre. Parabéns pelo desafio e conte conosco”.

Esteves Canalgo aproveitou para dar à empresa as boas-vindas ao Ministério de Minas e Energia. “Nós do Sistema Geológico estamos à disposição da INB. Estamos sob o mesmo chapéu do Ministério, formamos uma equipe, e estamos muito felizes com a chegada da INB”, declarou o diretor-geral da CPRM.

O presidente da INB aproveitou para convidar os integrantes da comitiva para visitarem a Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende/RJ, e a Unidade de Concentrado de Urânio, em Caetité/BA. “A INB está de portas abertas; não só aqui na unidade de Caldas, mas em todas as unidades”, reiterou Carlos Moreira.

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS:

Galeria de Imagens