Obras na barragem de Caldas seguem no prazo

As obras pra construção de um novo sistema extravasor na barragem de Caldas estão em andamento na unidade e seguem sem contratempos. Desde início de janeiro de 2018, a empresa contratada - Toniolo, Busnello Túneis, Terraplanagens e Pavimentações – está na unidade realizando os serviços necessários para adequação da barragem às melhores práticas de proteção e prevenção, com o objetivo de aumentar a segurança e a confiabilidade da mesma. A previsão é que o serviço seja concluído até maio/2019.

A necessidade de realização desta obra foi apontada após a ocorrência de um evento não usual na barragem. Em 25 de setembro de 2018, durante inspeções de rotina na manutenção da barragem, a INB identificou que a água na saída do extravasor estava turva. O evento, que não se repetiu até hoje, foi comunicado aos órgãos fiscalizadores - IBAMA e Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) - e ao Ministério Público Federal (MPF). 

Para a correção do problema, a INB contratou especialistas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que orientaram a descomissionar o extravasor atual e substituí-lo por um modelo mais atual – na forma de um vertedouro de superfície – utilizado em barragens mais modernas. A empresa tem seguido à risca as orientações dos especialistas, realizando todos os cuidados para a manutenção da barragem. Ressalta-se que faz parte do escopo do serviço contratado o estudo de estabilidade da barragem de Rejeitos com a emissão de laudo técnico.  

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: