Presidente da INB destaca busca por independência do Tesouro em Seminário Internacional

Durante a abertura do IX SIEN - Seminário Internacional de Energia Nuclear – que aconteceu nos dias 24 e 25/07 no Rio de Janeiro, o presidente da INB, Reinaldo Gonzaga, disse que o Ministério do Planejamento, Gestão e Desenvolvimento solicitou que a empresa monte um plano de investimento na busca pela autossuficiência financeira que poderá servir como projeto piloto para outras estatais. A independência do Tesouro até 2026 é uma das principais metas do planejamento estratégico da empresa.

 “Dentre as 18 empresas estatais dependentes do governo, a INB é a de menor índice de dependência, 34%. Então, fundamentado nisso, nós começamos a pensar no que tem que ser feito para torná-la independente. E o governo, no fundo, quer que todas as estatais sejam independentes do governo”, contou.

Em seu discurso, Gonzaga elencou os projetos que a INB está focando para que esse objetivo seja alcançado, destacando a retomada da produção de urânio em Caetité/BA, o avanço do enriquecimento e o processo de nacionalização dos componentes do elemento combustível.  Com essas conquistas seria possível baixar as despesas da empresa e aumentar suas receitas. “Nós estamos trabalhando arduamente para colocar a mina em operação ainda neste ano. Faltando algumas pequenas pendências para serem resolvidas com a CNEN”, explicou. Sobre o enriquecimento, destacou que a sétima cascata vai ser inaugurada em agosto.

 “Outro ponto que estamos tentando buscar são parcerias internacionais com a Framatone e Westinghouse no sentido de qualificação para prestar serviços e oferecer componentes para essas empresas”, acrescentou. 

O gerente de meio ambiente, licenciamento, qualidade e segurança, Cesar Gustavo Silveira da Costa, também participou do SIEN com uma palestra onde apresentou de forma mais detalhada os projetos da INB.  

O SIEN reúne as principais empresas e instituições do setor do Brasil e do mundo para discutir as perspectivas, os avanços, as dificuldades e as oportunidades da área nuclear no País.

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: