Conversão

Depois de ter sido dissolvido e purificado, o yellowcake é convertido em hexafluoreto de urânio (UF6), um sal que tem como propriedade passar para o estado gasoso em baixas temperaturas. Em forma de gás, o yellowcake segue para a etapa de enriquecimento.

Atualmente, o processo de conversão ocorre no exterior. A implantação da FCN - Conversão, que funcionará na unidade da INB, em Resende, está em andamento. A INB está na fase de preparação para contratação do Projeto Básico e obtenção das licenças do local junto ao IBAMA e à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Com a expansão da capacidade de enriquecimento de urânio da FCN - Enriquecimento, a criação da Fábrica de Conversão vai gerar uma grande economia para a empresa e um aumento previsto de até 230 postos de trabalho diretos e pelo menos 350 indiretos, quando a usina estiver em plena operação.

O que se prevê é que o aumento da frota de reatores nacionais e a consequente demanda dos serviços de enriquecimento resultarão na diminuição dos custos operacionais da nova unidade.