Montagem do Elemento Combustível

As pastilhas de urânio são empilhadas em varetas de uma liga super resistente, o zircaloy. Um conjunto destas varetas, mantidas rigidamente por grades espaçadoras, forma o elemento combustível. As usinas Angra 1 e Angra 2 são abastecidas por dois combustíveis diferentes, ambos fabricados pela INB.

Um elemento combustível permanece no reator durante três ciclos, ou seja, aproximadamente três anos. Após este período eles são armazenados dentro das usinas, nas piscinas de combustíveis usados.

A usina Angra 1 (tecnologia Westinghouse), utiliza 121 elementos combustíveis com 4 metros de comprimento, cada um contendo 235 varetas rigidamente posicionadas em uma estrutura metálica, formada por 10 grades espaçadoras, 1 grade protetiva, 20 tubos guias e mais 1 tubo de instrumentação; e dois bocais, um inferior e um superior.

Na usina Angra 2 (tecnologia Siemens) são utilizados 193 elementos combustíveis com 5 metros de comprimento, cada um com 236 varetas rigidamente posicionadas em uma estrutura metálica, formada por 9 grades espaçadoras, 1 grade protetiva, 20 tubos guias e dois bocais, um inferior e um superior.