Programa de Recuperação de Áreas Degradadas

A recuperação ambiental das áreas degradadas tem por objetivo o equilíbrio do meio ambiente levando em conta os fatores físicos, bióticos e socioeconômicos de cada local e suas interações. A iniciativa envolve diferentes fases: inicia-se com a delimitação das áreas a serem recuperadas, passa pelo estudo e planejamento das ações pretendidas e contempla a sua execução. Os métodos adotados pela INB seguem os padrões e boas práticas nacionais e internacionais, sempre atendendo à legislação ambiental em vigor.

São estratégias do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) as operações de restauração e reabilitação dos locais afetados pelas atividades produtivas e muitas vezes estas ações já são implementadas em paralelo, durante a fase operacional do empreendimento. Destaca-se a prioridade dada ao plantio de espécies nativas para promover a reintegração de plantas e animais na área. A empresa possui hortos florestais onde são produzidas as mudas utilizadas na revegetação das unidades da INB.

Dessa maneira, a recuperação se dá através da definição de um plano que considere os aspectos ambientais, econômicos e sociais, de acordo com a destinação futura que se pretende dar à área, visando seu equilíbrio ecológico.