Proteção Radiológica

Para proteger a saúde dos trabalhadores que atuam em suas unidades dos efeitos da radiação, a INB adota um conjunto de medidas e procedimentos que fazem parte de um Programa de Proteção Radiológica (PPR), elaborado de acordo com as atividades específicas de cada unidade, e de acordo com o que é exigido pelas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A partir da identificação e avaliação dos fatores de risco em cada local de trabalho são adotadas as medidas mais adequadas para minimizar possíveis riscos, e são definidas as ações preventivas necessárias para proteger a saúde de cada indivíduo e do conjunto dos trabalhadores.

O programa envolve a atuação de equipes dedicadas (o Serviço de Radioproteção); o estabelecimento de pontos de controle; a realização de exames médicos e análises de laboratórios; o uso de vestimentas apropriadas, a utilização de equipamentos, como monitores de radiação e outros dispositivos; e do treinamento dos trabalhadores e visitantes.

Todos são parte integrante do Programa de Proteção Radiológica e têm obrigações e responsabilidades tanto pela sua própria proteção quanto pela de terceiros.

O cumprimento dos Programas de Proteção Radiológica executados pela INB garante a segurança tanto dos trabalhadores que atuam nas diversas unidades como do público que vive no entorno dessas instalações. Este fato pode ser comprovado através dos relatórios anuais enviados à CNEN que mostram que todos os valores limites aplicados pelas normas brasileiras são rigorosamente atendidos.