Programa de Educação Ambiental

Para promover a sensibilização ambiental das populações que vivem no entorno de suas unidades produtivas, despertar o interesse do público para a adoção de boas práticas ambientais, incentivar a adoção de formas sustentáveis de produção e de convivência com o meio ambiente, a INB desenvolve o programa de educação ambiental nas localidades de Resende/RJ e Caetité/BA.

Como parte da condicionante do IBAMA para o licenciamento ambiental, o programa também tem o objetivo de esclarecer à população questões que envolvem as atividades da empresa e apresentar possíveis impactos ambientais que essas atividades possam causar.

Com base em um diagnóstico socioambiental participativo, a INB identificou os principais temas a serem trabalhados. Nas duas localidades destaca-se a preocupação dos moradores com os recursos hídricos - o uso e a qualidade - e a sustentabilidade. Outros temas também foram apontados como a saúde e o meio ambiente, a recuperação de áreas verdes, os resíduos sólidos, a radiação e as queimadas.

A campanha de sensibilização ambiental trata dos temas apontados no diagnóstico ambiental em conteúdos produzidos para diversas mídias - rádio, imprensa escrita, outdoor, sites e blogs – veiculados em meios de comunicação da região e da INB: o Programa Radioatividades e o informativo impresso Daqui Caetité.

Visitas às instalações da empresa, palestras, eventos e cursos são algumas das ações que visam disseminar a educação ambiental. A INB também faz a distribuição de sementes e mudas de espécies nativas, produzidas no horto da empresa, para prefeituras, escolas e entidades não governamentais. Um incentivo para criação de novas áreas verdes e para arborização dos municípios do entorno da unidade da empresa.

A empresa também desenvolve o Programa de Educação Ambiental ao Trabalhador entre todos os empregados. Saiba mais aqui.