Atividades presenciais são retomadas na Sede

Empregados da Sede da INB, no Rio de Janeiro, que não fazem parte do grupo considerado de risco, retornaram às atividades presenciais no dia 1º de julho. Antes de assumirem seus postos de trabalho, todos tiveram a temperatura aferida e passaram pela testagem rápida de Covid-19, realizada no auditório do Centro Empresarial Castelo Branco, condomínio onde a INB Rio está instalada.

“Correu tudo bem, dentro do previsto”, afirma a administradora Jeane da Mota Balbino, da Gerência de Recursos Humanos (GEREH.F). Em um trabalho conjunto, a GEREH e a Gerência de Serviços Gerais (GESEG.F) organizaram dois turnos de entrada para que todos os colaboradores fossem testados antes de iniciar as atividades. “Fizemos ainda a distribuição de máscaras, de uma mensagem de boas-vindas ao retorno presencial e organizamos o horário de almoço”, informa Jeane.

O efetivo que retorna ao trabalho nas instalações da INB Rio corresponde a aproximadamente 50% do total de empregados da Sede. Nos três primeiros dias (1º, 2 e 3/07), foram realizados 49 testes rápidos, dos quais 45 tiveram resultado negativo e 4 IgG positivo, ou seja que tem o anticorpo mas não está com a doença. Ninguém precisou ser afastado.  O médico do trabalho Daniel de Andrade Barbosa contou com o auxílio de Caerlivia Freitas, que trabalha no ambulatório da INB Resende, para a campanha de testagem rápida.

A empresa tomou diversos cuidados para diminuir a possibilidade de disseminação do novo Coronavírus. Para evitar que os empregados utilizem transporte público, onde o risco de contágio é maior, foram contratadas vans para o deslocamento. Também foram disponibilizadas vagas para aqueles que optaram por utilizar veículo próprio.

A entrada na empresa é realizada somente pelo 24º andar, onde todos passam por limpeza das solas dos calçados. O uso de máscaras é obrigatório para todos os trabalhadores. Foram espalhados nos corredores, refeitório, banheiros e outras áreas da empresa cartazes com informações sobre a doença e orientações de prevenção da Covid-19, como higiene das mãos e etiqueta respiratória. “Por mais que as pessoas já saibam como prevenir e que cuidados devem ser tomados, é sempre importante reforçar as orientações”, observa Jeane.

Como o refeitório na Sede é reduzido, para organizar as mesas com uma distância segura umas das outras, foi disponibilizado também o espaço do auditório para as refeições. Os empregados foram divididos em turmas para evitar aglomeração na hora do almoço e são orientados a higienizar as mãos antes de entrar no refeitório, respeitar a distância entre as cadeiras e não compartilhar objetos pessoais.

Outra providência tomada foi o envio por e-mail da “Cartilha para Retomada das Atividades no Trabalho – Sede”, contendo informações sobre as medidas adotadas até o momento e orientando sobre cuidados importantes, tais como manter distanciamento dos colegas, evitar reuniões presenciais (dando preferência à videoconferência) e evitar a utilização da digital para marcação de ponto. A cartilha traz ainda um capítulo sobre atenção psicossocial com dicas de como lidar com alguns sentimentos comuns diante da situação atípica que estamos vivendo.

Ficou mantida a dispensa de marcação de ponto para 43 empregados da INB Rio, que devem permanecer exercendo as atividades em regime de teletrabalho por se enquadrarem nas condições definidas no item 1.5 da RDE 029/20: maiores de 60 anos; portadores de doenças crônicas; gestantes ou lactantes; responsáveis por criança de até 12 anos incompletos que não tenham a possibilidade de ficar aos cuidados de terceiros, enquanto durar a suspensão das atividades educacionais; e responsáveis por idoso ou portador de doença crônica que não tenha a possibilidade de ficar aos cuidados de terceiros.

Carlos Freire, presidente da INB, fazendo o teste para Covid-19  


Vans para transporte dos empregados   


Auditório adaptado para refeitório


Tapete  sanitizador de sapatos 


Teste rápido para detecção de Covid-19


COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: