Audiência Pública para lavra da Mina Engenho é concluída com sucesso

Na noite de 5 de julho de 2017, a INB (Indústrias Nucleares do Brasil) conduziu uma Audiência Pública no Cineteatro da Casa Anísio Teixeira em Caetité/BA com o objetivo de esclarecer todos os pontos a respeito da licitação que escolherá a empresa que fará os serviços de lavra da futura Mina do Engenho.

No total 150 pessoas participaram do evento, sendo representantes do poder público e legislativo de Caetité e Lagoa Real, associações, líderes políticos e religiosos, imprensa e movimentos sociais, além do quadro técnico da INB e representantes da Amazul (Amazônia Azul Tecnologias de Defesa). 

 A Audiência foi iniciada com explanações do diretor de Recursos Minerais da INB, Laércio Aguiar da Rocha, da vice-prefeita Jaquele Fraga, dos vereadores João Fernandes de Carvalho e Claudio Ladeia, e do diretor técnico-comercial da Amazul, contra-almirante Luciano Pagano Júnior.
 
O diretor de Recursos Minerais da INB, Laércio Aguiar, destacou os esforços que a empresa tem feito nos últimos anos com o objetivo de retomar a produção de urânio. “Nossa expectativa é voltarmos a ser grandes recolhedores de impostos, oferecer oportunidades de emprego e assim movimentar a economia”, disse.
 
Os vereadores pontuaram que além das questões econômicas a empresa deve continuar atenta ao meio ambiente e às comunidades. Já a vice-prefeita, fez votos de que a produção retome logo e que a empresa estreite seus laços com a prefeitura.
 
O diretor técnico-comercial da Amazul, Contra-Almirante Luciano Pagano Júnior, lembrou que a tecnologia adotada pelo Brasil na produção de isótopos para a medicina nuclear utiliza o urânio. “A produção deste material é muito importante para o país”, enfatizou.
 
Na sequência, foram conduzidas apresentações por uma equipe técnica da INB formada pelo representante da Gerência de Suprimentos, Felipe Gabriel Corte, da Consultoria Jurídica, Renata Soriano de Miranda, gerente de Geotecnia e Lavra, Adriano Quadros, e o superintendente de Engenharia, Licenciamento, Projetos e Qualidade, Iukio Ogawa.
 
Felipe Gabriel explicou detalhes técnicos da concorrência para contratação da empresa que vai executar a lavra da mina do engenho. Já Adriano Quadros expôs o cenário atual do processo de retomada de produção: atividades e obras em andamento, licenciamentos obtidos, impostos recolhidos e por fim as perspectivas abertas com a nova Mina, que tem previsão de 15 anos de exploração a céu aberto. 
 
Conforme previsto no regulamento da Audiência Pública, os presentes dirigiram suas dúvidas por escrito para a mesa técnica, sendo todas as perguntas respondidas, inclusive perguntas que fugiram ao objetivo da Audiência. 
 
A audiência é mais uma etapa da implantação da Mina do Engenho, em cumprimento do Art. 39 da Lei de Licitações 8666/93. 

 

Público pôde esclarecer dúvidas 

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: