Comitiva do Sipron visita a INB Caldas

Nos dias 15 e 16 de setembro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) coordenou uma visita à Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC), em Minas Gerais, com a participação de representantes das instituições pertencentes ao Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron).

A visita técnica, realizada pela primeira vez na Unidade, estava prevista no Programa Geral de Atividades do Sipron para 2021 e teve o objetivo de proporcionar aos participantes conhecimentos acerca das diversas etapas do processo de descomissionamento da instalação nuclear. As interfaces desenvolvidas na ocasião com os integrantes do Sipron visam prever, planejar, aperfeiçoar e atuar com eventuais ações de segurança em caso de situações de emergência. 

O capitão de mar e guerra Alexandre Souza de Aguiar, coordenador-geral de Emergência Nuclear do Departamento de Coordenação do Sipron, explicou que a intenção é efetuar essa mesma visita no ano que vem com outro grupo. E, se for o caso, inserir no Programa Geral de Atividades do SIPRON/GSI, um exercício de emergência na Unidade. “Pegamos alguns subsídios da equipe técnica da UDC para que numa situação de emergência, seja na área radiológica ou de segurança física, a gente possa contribuir para tentar mitigar ou prevenir qualquer dano à instalação”. 

A comitiva foi composta por 22 participantes de sete instituições que integram o Sipron, dentre elas, Ministério da Defesa (MD), Marinha do Brasil (MB), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Centro Estadual para Gerenciamento de uma Situação de Emergência Nuclear (CESTGEN), Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (BtlDefNBQR) do Centro Experimental de Aramar (CEA), Secretaria de Estado de Defesa Civil  do Rio de Janeiro (SEDEC/RJ), Governo de Minas Gerais e Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Município de Angra dos Reis – RJ.

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: