Concluída a obra na Barragem de Rejeitos da INB Caldas

As obras para a construção de um novo sistema extravasor na Barragem de Rejeitos da Unidade de Tratamento de Minérios (UTM) da INB em Caldas/MG foram concluídas com êxito este mês.

A abertura do novo sistema extravasor ocorreu no dia 19 de junho e contou com a presença do diretor de Recursos Minerais, Adauto Seixas. De acordo com o gerente de Descomissionamento da unidade, Fernando Teixeira, a operação ocorreu conforme o projeto. “As obras emergenciais foram concluídas com sucesso”, afirmou.

A necessidade de realização do serviço foi apontada após a ocorrência de um evento não usual em setembro de 2018. Durante inspeções de rotina na manutenção da barragem, a INB identificou que a água na saída do extravasor estava turva. Os órgãos fiscalizadores - IBAMA e Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) - e o Ministério Público Federal (MPF) foram avisados do evento, que não se repetiu desde então, e foi contratada uma consultoria da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para analisar as condições da barragem.

Como resultado deste estudo, foi sugerida a troca do extravasor em questão por um modelo mais atual – na forma de um vertedouro de superfície – utilizado em barragens mais modernas. As obras foram realizadas pela empresa Toniolo, Busnello Túneis, Terraplanagens e Pavimentações, contratada em dezembro de 2018.

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: