FCN recebe bolsistas do Programa de Desarmamento das Nações Unidas

Diplomatas de 25 nacionalidades, participantes do Programa de Bolsas de Estudo sobre Desarmamento da Organização das Nações Unidas (ONU), visitaram a Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende/RJ, no dia 08 de outubro. O grupo, que foi acompanhado também por representantes da Associação Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC) e do Ministério das Relações Exteriores, participou de palestras informativas e de visita guiada ao setor de Enriquecimento e à Fábrica de Componentes e Montagem.

Segundo Fathuma Mafusa, assistente de direção de Relações Exteriores do Sri Lanka, a visita à INB possibilitou a oportunidade de conhecer o processo de produção nuclear e entender melhor a matriz energética brasileira.

“Para nós, é extremamente interessante aprender mais sobre o uso pacífico da energia nuclear e sobre os mecanismos que estão em vigor para garantir que países como o Brasil possam suprir sua demanda energética sem oferecer riscos à comunidade global”, destacou.

O programa tem como objetivo capacitar oficiais dos Estados Membros das Nações Unidas para participar mais efetivamente dos fóruns de deliberação e negociação do desarmamento internacional. Os bolsistas visitaram mais de 10 países, se familiarizando com o trabalho de desarmamento, não proliferação e controle de armas ao redor do mundo. Todos os participantes atuam no Ministério de Relações Exteriores de seus respectivos países e foram indicados pelo governo para o processo seletivo.

A ONU oferece a oportunidade anualmente e a seleção do grupo leva em conta equilíbrio racial, geográfico e de gênero, além de priorizar países em desenvolvimento e que ainda não tenham tido representantes em turmas anteriores. No ano de 2018, um indicado brasileiro foi selecionado para participar do programa.

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: