Ibama concede renovação de Licença de Operação de Caetité incluindo Mina do Engenho

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a renovação da Licença de Operação (n°274/2002 – 2° Renovação) da Unidade de Concentração de Urânio, em Caetité/BA. Essa licença refere-se à mina Cachoeira e à lavra a céu aberto da Mina do Engenho, bem como à planta de beneficiamento do minério.

Essa era a última etapa necessária no processo de licenciamento para o retorno à extração de urânio. No dia 11 de dezembro de 2019, a INB obteve junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) a autorização para continuidade da lavra na Mina do Engenho.

Histórico

Com o encerramento da lavra a céu aberto da Mina da Cachoeira, e diante das dificuldades para a continuidade da exploração por meio da lavra subterrânea, a empresa decidiu, como alternativa para a produção de minério, pela lavra a céu aberto da Mina do Engenho.

O processo de licenciamento junto à CNEN ocorreu através da realização dos Testes Funcionais (TF), no contexto da operação assistida e posterior operação contínua.  O TF3 (etapa de lixiviação e obtenção do licor de urânio até a etapa de entamboramento do concentrado de urânio) foi a última etapa do processo, tendo sido iniciada em 03/12/19.

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: