INB apresenta evolução em Indicador de Governança da Sest

A Indústrias Nucleares do Brasil - INB foi classificada em Nível 2 na 5ª Certificação do Indicador de Governança (IG-Sest), divulgada na quarta-feira, dia 1º de dezembro. Apesar de a empresa ter obtido o mesmo nível no 4º ciclo, a conquista representa evolução, já que a pontuação final foi de 6,55 para 8,47 nos aspectos avaliados. Em relação ao 3º ciclo, o crescimento foi de mais de 100%.

As práticas de governança da INB são avaliadas pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – Sest, vinculada ao Ministério da Economia. O IG-Sest verifica o cumprimento de diversos dispositivos legais, infralegais e de boas práticas de governança corporativa. A avaliação é dividida em três dimensões: Governança - Conselhos e Diretoria; Transparência; e Gerenciamento de Riscos e Controle.

O 5º ciclo foi aprimorado, passando a incorporar, além de parte dos aspectos já avaliados nos ciclos anteriores, recomendações e diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O nível de classificação das empresas é definido a partir das notas alcançadas em cada dimensão.

Dentre as 60 estatais avaliadas, 16 foram classificadas no grau de governança de nível 1 e outras 15, no nível 2. As demais não receberam classificação. As empresas classificadas no nível mais alto obtiveram notas entre 9,08 e 10,0, calculadas conforme metodologia prevista no regulamento.

Segundo Paulo César Dantas, gerente de Governança Corporativa, estão sendo promovidas ações junto às áreas competentes da INB objetivando a implementação de medidas que promovam o aprimoramento das práticas adotadas, o que poderá contribuir para a melhoria dos indicadores, visando alcançar o Nível 1 nos próximos ciclos.

“Um dos grandes benefícios da avaliação é nos permitir enxergar onde há espaço para melhorias. Por exemplo, o indicador identificou oportunidades de progresso nas práticas de aplicação de medidas para incentivar o acesso feminino a cargos de liderança e a adoção de políticas de promoção hierárquica que contemplem a diversidade e a pluralidade. Esses resultados podem integrar o nosso plano de ação para o próximo ano”, esclareceu Dantas.
COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: