INB assina contratos e convênios durante a NT2E

A Indústrias Nucleares do Brasil – INB assinou quatro contratos e dois convênios durante a abertura da Nuclear Trade & Technology Exchange - NT2E. A feira de negócios e tecnologia do setor nuclear, promovida pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), teve início nesta quarta-feira, 3 de maio.

Três contratos foram firmados entre a INB e a Westinghouse. Em um deles, a empresa americana contrata a INB para fornecimento de mão de obra especializada para movimentação de combustível nos Estados Unidos. Nos outros dois, a INB contrata a Westinghouse para fornecimento de componentes metálicos e varetas de gadolínio para recargas de Angra 1 e para o desenvolvimento de projeto para o componente “grade protetiva” para elemento combustível.

A INB assinou ainda dois convênios com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/CNEN) para parceria em pesquisa, desenvolvimento de estudos e tecnologias relacionados à produção do elemento combustível. Com a Rosatom/Tenex, a INB fechou contrato para aquisição de UF6 (hexafluoreto de urânio) natural.

Programação

A INB também está presente na NT2E com um estande, onde os participantes da feira podem obter informações sobre a empresa e ver de perto um protótipo de elemento combustível.

O evento reúne especialistas do setor nuclear brasileiro e internacional, além de empresas e autoridades, com o objetivo de apresentar as novidades e discutir os desafios e oportunidades do mercado nuclear. A programação conta com palestras, workshops e rodada de negócios. A INB participa dos seguintes painéis:

- Painel “O mercado da Mineração no Brasil” – dia 04/05, de 10h45 às 12h15. Participação do diretor de Recursos Minerais da INB, Rogério Mendes Carvalho, e do diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Sousa, e moderação de Julio Nery, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). O painel vai abordar os temas: Financiamento na mineração, o mercado brasileiro e a Lei 14.514/22, e o mercado global e a mineração;

- Painel “Produção do Combustível Nuclear” – dia 04/05, de 15h30 às 16h30. Participação do diretor de Produção do Combustível Nuclear da INB, Márcio Adriano Coelho da Silva, de Christian Hintergraeber, da Framatome, e de Jack Edlow, CEO da Edlow. O painel vai abordar os temas: A entrada do Brasil no mercado mundial de combustível, produção de combustível para SMR, abastecimento e transporte de combustível no mercado mundial;

- Painel “Fortalecimento da Cadeia Produtiva no Setor Nuclear” – dia 05/05, de 11h40 às 13h. Participação do superintendente de Produção do Combustível da INB, Marcelo Sobral, de Karla Lepetitgaland, coordenadora de Inovação em Pesquisa e Desenvolvimento da Eletronuclear, e moderação de Sergio Malta, diretor de Projetos do Sebrae;

- Painel “Cooperação Regional do Setor Nuclear” – dia 05/05, de 15h15 às 17h15. Participação do presidente da INB, Carlos Freire Moreira, de Pablo Schroeder, CEO da Conuar, Tulio Calderon, gerente da Divisão Nuclear INVAP,  Leonam Guimarães, Eletronuclear, e Márcio Salvatore, consultor empresarial em Ciclo de Combustível e Novos Projetos Nucleares - NAC International.

- Painel “Oportunidades com a Eletronuclear, INB, Nuclep e Amazul” - dia 05/05, de 16h40 às 18h30. Participação do superintendente de Planejamento Estratégico e Comercialização da INB, João Carlos Derzi Tupinambá, de Sinval Gama, diretor da Eletronuclear, Ricardo Luís Veloso Mendes, coordenador-geral de Negócios da Amazul, e Oscar Moreira da Silva Filho, diretor Administrativo da Nuclep.

A programação completa da NT2E pode ser acessada neste link

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: