INB avança para ampliação da Usina de Enriquecimento de Urânio

A Indústrias Nucleares do Brasil - INB assinou hoje (22/11), no Rio de Janeiro, contrato com a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa – Amazul para elaboração do detalhamento do projeto básico para ampliação da Usina de Enriquecimento de Urânio localizada na Fábrica de Combustível Nuclear da INB em Resende/RJ.

A implantação dessa 2ª fase contemplará três etapas. Esse contrato abrange a Etapa 1 que consiste na instalação de 12 cascatas de ultracentrífugas. Quando estiver concluída essa etapa, a INB alcançará uma capacidade de enriquecimento de urânio que atenderá plenamente as necessidades de combustível nuclear das usinas de Angra I e Angra II.

Outro marco importante para o setor acontecerá no dia 29/11 (sexta-feira) com a realização do evento de inauguração da 8ª cascata de ultracentrífugas, com a presença de representantes do Governo Federal, da Marinha do Brasil e do setor nuclear, na INB Resende. Com a entrada em operação de mais uma cascata, a empresa aumentará em 20% a produção de urânio enriquecido no país, sendo possível produzir 60% do necessário para abastecer a Usina Nuclear de Angra 1.  A 8ª cascata faz parte da 1ª fase de implantação da Usina de Enriquecimento de Urânio, prevista para ser concluída em 2021 com a instalação da 9ª e 10ª cascatas.

Representantes da INB, da Amazul e da Marinha do Brasil 

Presidente da INB, Carlos Freire Moreira, e 

diretor-presidente da Amazul, Antonio Carlos Soares Guerreiro

 

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: