INB busca produzir recarga de Angra 1 em tempo recorde

A Indústrias Nucleares do Brasil – INB está empenhada em concluir a fabricação dos elementos combustíveis da 24ª recarga de Angra 1 em até 110 dias, 30 a menos que o período utilizado para a recarga anterior.

A produção foi iniciada no dia 26 de março e o primeiro transporte da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende, para a Eletronuclear, em Angra dos Reis, está previsto para junho.

De acordo com o gerente de Produção da INB, Marcos Mattos, algumas inovações serão feitas durante a 24ª recarga. “Será a primeira vez que colocaremos as varetas de gadolínio (que têm por objetivo controlar a reação de fissão dentro do reator nuclear) fabricadas no Brasil para o elemento combustível de Angra 1. É um passo importante rumo à nacionalização do elemento”, disse Mattos.

A 23ª recarga de Angra 1 foi produzida em 140 dias, o menor prazo desde a mudança do combustível para o tipo 16NGF (New Generation Fuel), implantado em 2015. A última recarga para Angra 2 entregue no final do ano passado, foi produzida em 126 dias, e também significou um recorde de tempo de produção, considerando plantas e projetos diferentes.

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: