INB Caetité recebe comitiva de deputados, prefeito, vereadores e secretários

No dia 12 de maio, a Unidade de Concentração de Urânio (URA) da Indústrias Nucleares do Brasil - INB recebeu a visita de uma comitiva formada pelo deputado federal Josias Gomes, deputada estadual Ivana Bastos, prefeito de Caetité/BA, Valtécio Aguiar, vice-prefeito Walmique Trindade, vereadores, secretários e assessores. Eles foram recebidos pelo novo superintendente de Produção de Caetité, Lupicino Teixeira.

Pela primeira vez na INB em Caetité, o deputado federal Josias Gomes destacou o profissionalismo dos trabalhadores da unidade. “Quanto mais se conhece, mais se vê de um lado a seriedade técnica e profissional de cada um, e do outro, o carinho com que se faz o trabalho”, afirmou. O deputado ainda lembrou que, com o aumento da prospecção geológica, percebe-se que o Brasil ainda tem muitos recursos minerais. “Saio daqui com a certeza de que o que vocês fazem resulta em grandes recursos para nosso País e no aumento de tecnologia”, enfatizou. 

Já a deputada Ivana Bastos logo admitiu que tinha um preconceito muito grande com relação à empresa. “Eu esperava ver um lugar feio, tenebroso, meio assustador, e quando eu cheguei aqui, eu vi que não é. Acho que outras pessoas deveriam vir aqui”, opinou. “Saio daqui como uma parceira. Vou ter prazer de subir na tribuna e falar dessa visita. Falar desse preparo e de toda a equipe”, afirmou. “A gente vê a interação da equipe, vê as pessoas falando com o coração, dando a alma, falando com propriedade”, constatou. A deputada estadual ainda compartilhou que, apesar de ser deputada de toda a região, é caetiteense. “Eu tive a oportunidade nessa eleição de ser a deputada mais votada da história da Bahia, e eu sempre quis fazer por Caetité. Eu sempre quis trabalhar por Caetité. E a gente vê que a INB tem um futuro muito grande”, analisou.

O prefeito Valtécio Aguiar agradeceu pela visita e informações disponibilizadas. “Verdadeiras aulas que passaram aqui para a gente. A gente percebeu a segurança da empresa, segurança da operação da INB”, disse. O prefeito ainda desejou sucesso ao novo superintendente. “Eu sei que na INB existem tantos nomes preparados, mas coube a você nesse momento estar exercendo esse cargo de superintendente. Seja feliz, tenha sucesso e conte com a gente”, ensejou.

Por fim, o vereador João da Silva Chaves, conhecido como João do Povo, destacou que o que mais chamou sua atenção foi quando Lupicino contou que entrou na INB como estagiário, há 22 anos. “A gente tem a tranquilidade de dizer que nós estamos em boas mãos, porque você é uma pessoa que tem conhecimento da empresa”, opinou.

O superintendente Lupicino Teixeira Costa agradeceu a visita. “As palavras de vocês nos dão um ânimo novo para a gente continuar nessa empreitada”, concluiu. 

Veja como foi a programação da visita

A primeira parada do itinerário da visita foi o casarão centenário que a INB mantém no Horto Florestal de Caetité. Esse casarão, que preserva características originais, foi recentemente reformado. “Essa visita marca a reinauguração desse espaço”, disse Lupicino. Ali o grupo pôde conferir um vídeo sobre a presença da mineração em diversos setores, e em especial a atuação da INB. 

O tour seguiu pelo Horto Florestal, onde o coordenador de Meio Ambiente, Edvaldo Cruz, explicou sobre a atuação ambiental da INB, visitando a área de beneficiamento e de armazenamento de sementes (câmera fria) e o viveiro de mudas.

Posteriormente, durante o deslocamento entre áreas, a comitiva pôde visualizar os taludes da estrada da Mina do Engenho, onde são testadas diversas técnicas de recuperação de áreas com a utilização de espécies regionais da flora. 

A próxima etapa da visita foi assumida pelo gerente de Planejamento e Lavra, Adriano Quadros, que apresentou, a partir do mirante, a Mina Cachoeira, que ficou em produção a céu aberto de 2000 a 2015. Outro local visitado foi a área de apoio utilizada pela empresa Tracomal, contratada para realizar a lavra do minério na Mina do Engenho. Por fim, de dentro do ônibus, o grupo visualizou o ponto de controle, parada obrigatória para monitoração radiológica de todos que adentram na Mina do Engenho.

Seguindo o fluxo de beneficiamento de urânio, o grupo ainda visualizou a pilha de minério sendo lixiviada e a área de beneficiamento do urânio, e acompanhou a explicação do gerente de Operação de Beneficiamento, Bruno Marcus Rocha Pacheco Santos, sobre o beneficiamento físico e químico do minério que culmina na produção do diuranato de amônio, popularmente conhecido como yellowcake. 

O grupo então seguiu para as considerações finais e agradecimentos. 

A visita também marcou a retomada do Projeto Bosque da Amizade. Os visitantes plantaram um pé de jatobá. “Optamos por um exemplar já adulto, porque nossa parceria já vem de outros anos”, disse Lupicino. A partir de agora, cada grupo que for à INB Caetité poderá plantar uma muda.
 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: