INB Caetité tem autorização de operação prorrogada

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) prorrogou por um período de 24 meses a Autorização para Operação Permanente (AOP) da Unidade de Concentrado de Urânio (URA), em Caetité (BA).

A decisão foi tomada durante sessão da Comissão Deliberativa da CNEN, realizada nos dias 11 e 12 de maio, e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 18.

A AOP da INB Caetité foi concedida pela Portaria CNEN Nº 68, em setembro de 2009, e vem sendo renovada regularmente, sempre após a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) comprovar ao órgão licenciador o cumprimento das condicionantes impostas para a manutenção da autorização. O processo conta, entre outros itens, com inspeções da CNEN na unidade e a análise de relatórios de segurança física, monitoramento e radioproteção.

Em Caetité, são realizadas as duas primeiras etapas do ciclo do combustível nuclear: a mineração e o beneficiamento do minério, resultando no concentrado de urânio, mais conhecido como yellowcake. Atualmente, está em curso a implantação da mina do Engenho. Estão sendo realizadas obras de infraestrutura e atividades para atendimento e obtenção das licenças necessárias para o empreendimento, que está na etapa de decapeamento (remoção da camada de solo acima da rocha que contém o minério a ser extraído). A próxima fase do processo é a obtenção da licença para a lavra.

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: