INB Caldas promove oficinas participativas para elaboração de diagnóstico socioambiental

De 21 a 23 de setembro, a INB promoveu oficinas participativas que fazem parte da elaboração do Diagnóstico Socioambiental Participativo, que irá subsidiar a construção do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC). As oficinas foram realizadas por videoconferência e foram conduzidas pela consultoria Ypê Bio. Para contribuir na construção do diagnóstico, foram convidados moradores de Andradas, Caldas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, ficando cada dia destinado a um dos municípios.

As oficinas participativas foram organizadas utilizando informações prévias obtidas através de questionário virtual disponibilizado à população dos três municípios no período de maio a agosto de 2021. A disponibilização desse questionário à população ocorreu através do acionamento de atores sociais, a exemplo de Prefeituras, Secretarias Municipais, Comitê de Bacia Hidrográfica, ONGs, Conselhos Gestores.

O município de Andradas/MG foi representado por três participantes, Caldas/MG por seis e Poços de Caldas/MG por nove. O convite para participação das oficinas foi divulgado com oito dias de antecedência via e-mail aos atores sociais mencionados acima, solicitando ampla divulgação. Adicionalmente, a INB divulgou o convite para participação das oficinas em grupos de Whatsapp e no Site e Facebook da empresa.

De acordo com a bióloga Flávia Pires (GECIN.P), os resultados alcançados foram satisfatórios para as três oficinas. “Os grupos discutiram as questões ambientais que mais afetam seus territórios e propuseram ações para o Programa de Educação Ambiental da unidade. Desta forma, o programa surgirá a partir das prioridades apontadas pelas comunidades para as quais está sendo elaborado e ainda, tendo seu público-alvo como protagonistas dos processos de ensino aprendizagem que decorreram do trabalho”, disse Flávia.

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: