INB com seus olhos

O projeto "INB com seus olhos" foi criado em 2013 com o objetivo de aproximar ainda mais a empresa da comunidade, além de contribuir para desfazer mitos e preconceitos em relação à energia nuclear. Alunos e professores de instituições públicas e privadas do ensino médio e superior são recebidos na unidade de Caldas, em Minas Gerais, e convidados a enxergar a INB com seus próprios olhos.

O roteiro da visita inclui a cava da mina, a estação de tratamento, os laboratórios, a plataforma industrial e o horto florestal. Os grupos de no máximo 25 pessoas, que devem ter mais de 16 anos, recebem informações sobre o programa de monitoramento e as ações de preservação ambiental realizadas pela empresa, assim como sobre o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

Especialistas de diversas áreas da INB são escalados para receber os visitantes, de acordo com o interesse e as características de cada grupo. Os técnicos tiram dúvidas e apresentam as ações desenvolvidas, desde quando eram feitas a extração e o beneficiamento do urânio na unidade, entre 1982 e 1995, até os dias atuais.

Em maio de 2015, o “INB com seus olhos” foi apresentado no XII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. O projeto já atraiu visitantes de municípios vizinhos à unidade, além de instituições de ensino de outros estados, e até mesmo alunos de uma universidade na Alemanha, que estiveram na INB Caldas em 2014.

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS:

Galeria de Imagens