INB doa mudas de plantas nativas em Caetité

Mais de 1.500 mudas de plantas nativas do Cerrado e da Caatinga foram doadas pela Indústrias Nucleares do Brasil durante edição do projeto “Adote uma Muda”, em Caetité/BA.

A distribuição aconteceu em frente ao Espaço INB no dia 8 de março, data em que se comemora o dia Internacional da Mulher. Mais de 500 pessoas foram contempladas. Sonia Bezerra Souza contou que vai plantar as mudas no terreno do pai. “Se você cuida da natureza está cuidando de você também”, disse. Opinião semelhante à de Eliana Fernandes da Silva: “É bom plantar, porque faz sombra, a casa fica arejada”, afirmou.
 
Foram doadas mudas de ipê rosa, umburana de cheiro, imburaninha, azeitona brava, caraíba do cerrado, aroeira e pau jaú. Todas são espécies nativas da região embora nem todo mundo as reconheça. Eliana Fernandes, por exemplo, só conhecia o ipê. “Essa é uma forma de incentivar as pessoas a não desmatar e a continuar plantando”, opinou. João Batista Moreira também não conhecia as espécies que recebeu. “É uma iniciativa bonita, pois ajuda a preservar o meio ambiente”, declarou.
 
Já Claumilton de Carvalho, da Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), além de garantir as três mudas que lhe foram doadas, quis saber mais a respeito das atividades ambientais desenvolvidas pela INB e da possibilidade de buscar apoio da empresa. “Trabalhamos em média com 720 agricultores familiares de Caetité, Pindaí, Caculé, Rio do Antônio e Ibiassucê. A gente percebe que há uma demanda muito grande por este tipo de muda”, afirmou. “A gente vê que a empresa está ajudando na preservação do meio ambiente e de certa forma suprindo uma carência não só do território alto sertão produtivo, mas do estado”, finalizou.

Uma das atividades do Programa de Educação Ambiental da INB, a doação de mudas é tradicional na região. Ao longo de 2016 foram doadas 21.380 unidades. 

Neste ano, além da tradicional distribuição de mudas durante a Semana do Meio Ambiente, a INB também realizou a campanha de doação no mês de março, tendo o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Caetité, que cedeu as barracas.

Doação também ocorre na empresa
 
Desde abril de 2016, o Projeto Adote uma Muda é realizado mensalmente na unidade de Caetité, possibilitando que os empregados da INB apoiem a disseminação das espécies nativas. Somente no ano passado foram doadas 1.655 mudas. 
 
Jardel de Matos contou que, sempre que tem a campanha, leva as mudas para plantar na roça do pai, num local conhecido como Umbuzeiro. “Já plantei ipê, pau ferro, oiti, caraíba e desta vez estou levando umburana e barriguda”, contou. “É bom que seja uma planta nativa da região, pois tem mais facilidade de enfrentar a seca e também ajudar um pouco a natureza”, disse.
 
Também o colega Edilson João de Oliveira (de Maniaçu), conhecido como Bitinho, possui plantas adultas oriundas das mudas doadas pela INB. “Há uns quatro ou cinco anos levei mudas de ipê, que já estão fazendo sombra, e de pequi, que espero que em breve estejam produzindo”, explicou. “Tem que levar uma muda, plantar e cuidar. É um desperdício pegar uma muda dessas aqui e deixar morrer”, completou.
 
O Projeto Adote uma Muda faz parte do Programa de Educação Ambiental da INB e é uma medida de compensação exigida pelo Licenciamento Ambiental conduzido pelo Ibama.

Campanha também incentiva funcionários da INB a plantarem mudas nativas da região


 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS:

Galeria de Imagens