INB entrega 25ª Recarga de Angra 1

A Indústrias Nucleares do Brasil - INB finalizou nesta terça-feira (22/10) a entrega da 25ª Recarga de Angra 1. Mesmo com o contingenciamento no orçamento, a empresa forneceu à Eletronuclear os 44 Elementos Combustíveis previstos para esta recarga dentro do prazo. O primeiro transporte, dos seis realizados este mês, aconteceu no dia 04 de outubro.

O comboio partiu da Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende/RJ, com destino à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis/RJ, sendo acompanhado por diversas instituições nos níveis federal, estadual e municipal. Cabe aos técnicos da INB a embalagem do material e à Eletronuclear o planejamento e coordenação do transporte.

A recarga é um processo de reabastecimento de uma usina nuclear por meio da substituição de elementos combustíveis descarregados por novos. Para ilustrar, é possível comparar figurativamente à troca de pilhas sem cargas de uma lanterna.

O Elemento Combustível é uma estrutura metálica, com até 5 metros de altura, formada por um conjunto de tubos, chamadas varetas, dentro das quais são colocadas pastilhas de urânio enriquecido entre 2 e 5%.

Próximas Recargas

A produção da 16ª Recarga de Angra 2 já está em andamento. Em agosto deste ano, foi assinado com a Eletronuclear a Ordem de Execução desta recarga, seguindo o contrato de fornecimento de combustível firmado em 2010 entre as duas empresas.  O urânio enriquecido nacionalmente pela INB Resende será fundamental para que esta recarga seja atendida dentro do prazo. A previsão é concluir a entrega em maio de 2020.

Além disso, a INB também começou os preparativos para iniciar a produção da 26ª Recarga de Angra 1 em março de 2020, na sequência da 16ª, com a produção de pó de UO2 (Dióxido de urânio).

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: