INB esclarece dúvidas da população na Câmara Municipal de Poços de Caldas/MG

A Indústrias Nucleares do Brasil – INB participou ontem (14/02) da 1° reunião ordinária de 2019 do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Alfuentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo. O encontro, aberto ao público, aconteceu na Câmara Municipal de Poços de Caldas/MG e teve também a presença da Alcoa, mineradora de bauxita na cidade. O objetivo do evento foi acompanhar a situação das barragens de contenção de rejeitos na região.

O gerente de descomissionamento  da unidade da INB em Caldas, Fernando Teixeira, realizou uma apresentação explicando as atividades de monitoramento da empresa e sobre o evento não usual que aconteceu na barragem no dia 25/09/2018, quando a água no extravasor saiu turva. Essa água permaneceu contida na unidade, mas demandou análises para descobrir o que ocasionou o seu escurecimento. Vale ressaltar que o evento não se repetiu desde então. 

Fernando explicou que os órgãos fiscalizadores – IBAMA e CNEN- foram avisados e que foi contratada uma consultoria da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para analisar as condições da barragem. Como resultado deste estudo, foi sugerida a troca do extravasor atual por outro de modelo de superfície, que é usado nas barragens mais modernas. As obras já foram iniciadas na unidade.  

O gerente da INB também falou sobre as recomendações do Ministério Publico Federal para a implantação do Plano de Ação de Emergência e confirmou que a INB já estava trabalhando para colocar todas as medidas em ação. Fernando agradeceu a oportunidade de participar do evento e acrescentou: “Todas as perguntas, todos os questionamentos são importantes para a gente. Até para podermos buscar mais recursos para o processo de descomissionamento”. 

Uma das conselheiras do comitê, Ângela dos Santos, representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerias – CREA-MG, fez diversas indagações à INB e reforçou a importância da presença do gerente da empresa. “Agradeço a presença do Fernando, porque agora o descomissionamento tem um rosto para mim e isso deixa tudo mais humano”, falou. 

O prefeito de Caldas, Alexsandro Conceição Queiroz, presente na reunião, confirmou que visitou a unidade, obteve as informações que foram questionadas e que a INB garantiu a estabilidade da barragem. 

A Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN também acompanhou o evento e aproveitou para esclarecer dúvidas do público sobre a questão de doses de radiação e como é feita a monitoração da unidade da INB. Alexandre Pereira de Oliveira, representante do órgão fiscalizador, explicou que duas vezes por semana são coletadas para análise amostras nos pontos de saída de água da unidade e que é possível ter o resultado em poucos dias. 

O comitê se comprometeu a agendar uma visita na unidade para ver de perto a situação da barragem e os andamentos da obra. 


COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: