INB realiza Exercício de Emergência e Segurança Física Nuclear com supervisão do governo federal

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), Órgão Central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), supervisionará, entre os dias 17 e 19 de novembro, o exercício parcial de resposta à emergência e segurança física nuclear da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) da Indústrias Nucleares do Brasil-INB, em Resende/RJ.

Em função da pandemia de Covid-19, os centros de emergência operarão nos modos presencial e virtual. Os representantes das instituições do Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no município de Resende (Copren/RES) estarão reunidos na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) interagindo com a equipe da INB que permanecerá na Fábrica. 

Participarão do evento no dia 17, a partir de 9h, o presidente da INB, Carlos Freire Moreira; o secretário de Coordenação de Sistemas do GSI, Contra-Almirante Carlos André Coronha Macedo, e o diretor do Departamento de Coordenação do Sipron, capitão de Mar e Guerra Márcio Gonçalves Taveira. 

Os exercícios de emergência servem como base para um programa de melhoria contínua da estrutura de resposta e têm o propósito de avaliar e, se for o caso, aperfeiçoar planos e procedimentos, além de treinar a estrutura de resposta à emergência e segurança física nuclear. Durante a atividade, os centros de emergência do Sipron em Brasília e no Estado do Rio de Janeiro serão ativados. A equipe de resposta da FCN e os integrantes do Copren/Res deverão apresentar soluções a cenários que envolvam situações de incêndio, ataque cibernético e sobrevoo de drones nas instalações da fábrica. As simulações acontecerão apenas no modo virtual. 

Participarão cerca de 50 instituições dos níveis nacional, estadual e local, entre elas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Defesa Civil Municipal de Resende e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: