Presidente da INB participa de reuniões em Brasília

O presidente da Indústrias Nucleares do Brasil, João Carlos Derzi Tupinambá, se reuniu com os ministros de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e do Meio Ambiente, José Sarney Filho, no dia 15 de fevereiro.

No encontro com Gilberto Kassab foram tratados assuntos relacionados às atividades da INB em Caetité/BA, como o apoio institucional do Governo da Bahia às ações da INB na região, o suporte ao compromisso para exploração de novos depósitos de urânio na área de Lagoa Real e o planejamento de ações conjuntas da INB com o Governo do Estado em áreas de interesse social.

Participaram da reunião o secretário executivo do MCTIC, Elton Santa Fé Zacarias, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo da Bahia, José Vivaldo Souza de Mendonça, a senadora Lídice da Matta (PSB/BA), e o diretor de Recursos Minerais da INB, Laércio Aguiar da Rocha.

Durante a viagem a Brasília, o presidente e o diretor da INB também trataram de questões relacionadas ao licenciamento do Projeto Santa Quitéria, no Ceará, em reunião com o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e o deputado federal Danilo Forte (PSB/CE).

O objetivo do projeto - realizado em parceria da INB com a empresa produtora de fertilizantes fosfatados Galvani - é explorar o urânio e o fosfato encontrados de forma associada na jazida de Itataia, localizada no município de Santa Quitéria.

A previsão é que sejam produzidas anualmente 240.000 toneladas de fosfato e 1.600 toneladas de concentrado de urânio. A mina deve gerar cerca de 800 empregos diretos e contribuir para o desenvolvimento da região.

 

Tupinambá, Sarney Filho, Danilo Forte e Laércio da Rocha

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: