Projeto Santa Quitéria: solicitada renovação de licença de instalação de adutora

Um encontro entre INB, Governo do Estado do Ceará e poder legislativo retomou discussões sobre o Projeto Santa Quitéria, na secretaria de Recursos Hídricos, em Fortaleza (CE), na última quarta-feira (18). Na ocasião foram esclarecidas as etapas de andamento do empreendimento e a necessidade de renovação da Licença de Instalação – LI da adutora no açude Edson Queiroz junto à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE).

Estiveram presentes na reunião o diretor de Recursos Minerais da INB, Laércio Rocha, o coordenador do projeto, José Roberto de Alcântara, o deputado federal Danilo Forte, o secretário de Recursos Hídricos do Governo do Estado, Francisco Teixeira, e o secretário adjunto de Recursos Hídricos, Ramon Flávio Gomes Rodrigues.

“A reunião foi proveitosa até para mostrar para o governo que o Projeto Santa Quitéria não está parado. Está atendendo aos ritos do licenciamento. Atendendo às exigências da CNEN (Relatório de Local) e do IBAMA (Estudo de Impacto Ambiental – EIA)”, explica José Roberto de Alcântara, coordenador do projeto na INB.

Em relação à renovação da Licença de Instalação da adutora, expirada em novembro de 2016, a Secretaria de Recursos Hídricos se mostrou favorável e a expectativa é que a renovação ocorra em março deste ano. A construção da adutora, que levará água do açude Edson Queiroz até Itataia, é de responsabilidade do Governo do Estado. Além de fornecer água para o empreendimento, também beneficiará as comunidades próximas, como a de Riacho das Pedras e os assentamentos de Morrinhos e Queimadas. As fábricas do projeto Santa Quitéria foram pensadas de forma que toda a água usada seja sempre reaproveitada no próprio processo industrial.

O consórcio Santa Quitéria, composto pela INB e a empresa Galvani, visa a exploração de urânio e fosfato que se encontram associados na jazida de Itataia, no município de Santa Quitéria. Com investimentos previstos em R$ 850 milhões, o projeto vai gerar emprego e desenvolvimento econômico para a região.


COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: