Simulado de mesa é realizado na INB Caldas

Foi realizada na Unidade de Tratamento de Minérios (UTM), em Caldas/MG, mais uma etapa dos preparativos para o simulado de situação de emergência no entorno da Barragem de Rejeitos.

Representantes da 1ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, da Defesa Civil e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Poços de Caldas, da Secretaria de Meio Ambiente de Caldas, do Ibama e da CNEN se reuniram com a equipe da INB, no dia 6 de agosto, para realizar um simulado de mesa. No total, 29 pessoas participaram.

A INB apresentou o estudo de ruptura hipotética da Barragem de Rejeitos da UTM, elaborado pela Walm Engenharia, e o fluxo de notificação em caso de emergência, que é parte integrante do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM) da Barragem de Rejeitos. O Corpo de Bombeiros explicou a metodologia empregada em situações de emergência e apresentou a ferramenta Sistema de Comando de Operações (SCO), utilizada para organizar a comunicação e a interação dos diversos órgãos.

Foi definido que a abrangência do simulado externo, que deve ocorrer em meados de setembro, será de 10 quilômetros. Durante o exercício será utilizado um sistema de avaliação, para registrar a eficiência de todas as etapas.

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: