Vigilância em Saúde da Prefeitura de Resende visita FCN

Representantes da Superintendência de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Resende/RJ realizaram, no mês de maio, uma visita técnica na Fábrica de Combustível Nuclear da INB, em Resende.

Estiveram na unidade, no dia 23/05, Carolina Bittencourt, superintendente de Vigilância em Saúde de Resende, Valéria Baracho e Brenda Benites. A equipe da prefeitura conheceu mais sobre as atividades realizadas na FCN e a organização das ações emergenciais em caso de acidentes.

Segundo o responsável pelo Plano de Emergência Local da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), David Acherman, a finalidade da visita foi desmistificar as atividades da empresa. “As visitantes não conheciam a INB e achavam que a empresa poderia representar algum perigo para a comunidade. Mas saíram satisfeitas com o que viram e com nosso potencial”, disse David. Durante a visita, foram apresentados o Plano de Emergência Local, os processos da empresa, assim como questões relacionadas à segurança. Também ficou acordado que a responsável pela área de vigilância em desastres do município participará do Exercício Parcial Integrado de 2023 da FCN, em setembro.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, o encontro contribui com gestão de práticas do setor de saúde do município. “Por se tratar de uma empresa que lida com energia nuclear, que naturalmente contém seus riscos e particularidades, é fundamental que a gestão municipal obtenha esse conhecimento dos protocolos e procedimentos utilizados em caso emergencial. Fomos muito bem recebidos e nos foi passado de uma maneira muito clara as ações e planejamentos da empresa em caso de algum incidente. O preparo é muito importante e estamos felizes com todas as informações que recebemos. Vão ajudar a aprimorar nossos próprios protocolos também”, afirmou Carolina Bittencourt em notícia publicada no site da Prefeitura de Resende.

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: