Workshop reúne especialistas para troca de experiências sobre barragens de rejeitos radioativos

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) promoveram o workshop Expert Mission on Monitoring and Risk assesment of mining dams and ponds containing radionuclides (“Monitoramento e Avaliação de Risco de Barragens e Bacias de Mineração contendo Radionuclídeos”, em tradução livre), nos dias 24, 25 e 26 de abril, no auditório do prédio que abriga a Sede da Indústrias Nucleares do Brasil - INB, no Rio de Janeiro.

O encontro teve o objetivo de promover uma troca de experiências sobre o tema, buscando as melhores soluções para o País e fortalecendo as estruturas de segurança radiológicas nacionais, e contou com a participação de dois especialistas indicados pela AIEA: Grant Su, diretor da Canadian Nuclear Safety Commission (CNSC), e Andrew Whittle, do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Os especialistas internacionais tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimento e experiências em tópicos técnicos, que incluem elementos de estabilidade geotécnica, hidrologia de águas superficiais e proteção contra erosão; proteção de águas subterrâneas e proteção radiológica. Também foi dada atenção às abordagens de fechamento de sistemas de barragens de rejeitos e às atividades de descomissionamento no Brasil.

Participaram da abertura do evento o presidente da INB, Carlos Freire Moreira, o presidente da CNEN, Francisco Rondinelli, o coordenador de Regulação de Segurança de Barragens da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Rogério Menescal, e o diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, Alessandro Facure.

O presidente da INB falou sobre a importância da troca de conhecimento e de experiências promovida pelo workshop. “É extremamente relevante para a INB estar presente nesses eventos para que nós possamos melhorar nosso conhecimento, entendermos os melhores caminhos, e contando com a participação dos órgãos federais, com o suporte da AIEA, isso é muito importante”, afirmou Freire.

O presidente da CNEN destacou a relevância da integração entre instituições que lidam com o tema. “Espero que, daqui para frente, a gente tenha muitas oportunidades de ter outros momentos como esse: de integração, discussão e trabalho conjunto”, disse Rondinelli.

Visita à INB Caldas - Para que a discussão fosse ainda mais aprofundada, fez parte da programação desse encontro uma reunião técnica na Sede da CNEN, nos dias 19 e 20/04, e uma visita prévia à Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC), em Caldas/MG, nos dias 17 e 18/04.

A INB Caldas recebeu representantes da AIEA, da Agência Nacional de Mineração (ANM) e da CNEN. Durante os dois dias de evento foram realizadas palestras sobre a unidade, troca de informações sobre barragens e visita técnica em campo. “Foi gratificante perceber que as ações de descomissionamento na UDC estão alinhadas com as recomendações dos especialistas”, afirmou o gerente de Descomissionamento de Caldas, João Viçozo da Silva Junior. No último ano a INB Caldas já havia recebido visitas da AIEA e CNEN nas instalações da unidade. 

Evento contou com uma visita à INB Caldas

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: