INB São Paulo – Unidade Usina Interlagos

A unidade está instalada numa área de 60 mil m², em Interlagos, e se dedica à guarda de materiais de baixa radioatividade, oriundos da desativação da antiga Usina Santo Amaro, empresa privada que funcionou no bairro do Brooklin, produzindo compostos de terras raras a partir de areia monazítica.

Fechada em 1992, a área da Usina foi descontaminada e liberada para uso irrestrito seis anos depois. Coube então à INB a guarda de 1.757t de materiais, dentre os quais se encontram Torta II, equipamentos, peças e ferramentas da antiga fábrica.

Todo o material está guardado de forma apropriada em bombonas plásticas, caixas metálicas, tambores metálicos e contêineres marítimos, e não apresentam qualquer risco de explosão ou contaminação em galpões industriais. Toda unidade é permanentemente monitorada.

A empresa trabalha na descontaminação do solo das áreas externas da Unidade: 24 mil m² estão prontos para serem entregues à Prefeitura de São Paulo.


Saiba mais

Também no estado de São Paulo, a INB possui o depósito de Botuxim, localizado no município de Itu. Em uma área de 300 mil m², o Sítio São Bento abriga 3.500 toneladas de Torta II armazenadas em sete silos. O material é proveniente da Usina Santo Amaro (USAM), que foi desativada no início dos anos 1990. A INB monitora constantemente a área, que é isolada com cerca de tela e devidamente sinalizada. A segurança da instalação está de acordo com as normas da CNEN.


Rua Miguel Yunes nº 115 - Jurubatuba – Santo Amaro
04444-000 São Paulo – SP – Brasil

55-11-5631.7611