Evento destaca importância da comunicação para o setor nuclear

A Gerência de Comunicação Institucional da INB participou de dois painéis do Nuclear Communication 2023, evento promovido pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares – ABDAN, que reuniu profissionais de empresas e organizações do setor e jornalistas no auditório da Fecomércio-RJ no dia 14 de março, no Rio de Janeiro. Em sua primeira edição, o encontro debateu o papel estratégico da comunicação para desmistificar e impulsionar a tecnologia nuclear no Brasil.

“A gente precisa se comunicar”, afirmou Celso Cunha, presidente da ABDAN, durante a abertura do evento. “Estamos aqui hoje exatamente para isso, começar um trabalho junto aos jornalistas, aos meios de comunicação. Não é que não fizéssemos esse trabalho, mas fazíamos de forma isolada, cada um em sua caixinha. Agora nós precisamos fazer juntos, conversar com a população juntos, e de forma aberta”, complementou.

A jornalista Denise Luna, que já trabalhou em jornais do Rio de Janeiro e São Paulo, acompanha de perto o setor. “Em todos os lugares que eu passei, senti essa resistência a ter um espaço para a energia nuclear”, contou. “Energia nuclear é uma coisa meio intocável, todo mundo acha um pouco difícil, perigosa, e não é bem assim”, disse. A jornalista considera a nuclear como uma energia limpa, “que pode contribuir junto com a solar e eólica para conseguirmos formar um País mais seguro energeticamente”. Para ela, é preciso divulgar mais os benefícios da tecnologia, não só para a geração de energia, mas também para outras aplicações como a conservação de alimentos e tratamento de doenças.

O deputado Júlio Lopes também participou da abertura do encontro e ressaltou os benefícios da energia nuclear. “Não vejo nenhuma oportunidade de crescimento econômico maior do que a área nuclear, principalmente para o estado do Rio de Janeiro”, afirmou. O deputado é um dos criadores da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares, lançada em fevereiro com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da indústria nuclear no Brasil em suas variadas aplicações. Júlio Lopes citou as atividades da INB em Resende e Caetité, falou sobre a retomada das obras de Angra 3 e defendeu a construção de duas novas plantas nucleares de pequeno porte para o Brasil, uma delas em Angra dos Reis e outra no Nordeste.

Exemplos da INB: Gestão de crise e comunicação com a sociedade

A INB esteve presente nos dois primeiros painéis promovidos pelo evento. Rosana Soares, gerente de Comunicação Institucional, participou do debate sobre Fake News e Gestão de Crise no Nuclear, ao lado de Jaqueline Viana (Comunicação WiN Brasil – Women in Nuclear), Valéria Pastura (chefe do setor de capacitação do Instituto de Engenharia Nuclear - IEN), Inayá Lima (Coordenadora de Pós-Graduação em Engenharia Nuclear da UFRJ) e Ana Carolina Hilderbrandt (especialista em comunicação integrada/Agência A+).

Rosana abordou o tema gestão de crise, citando como exemplo o caso da Barragem de Rejeitos de Caldas. Em 2019, a necessidade de substituição de um equipamento da barragem chamou a atenção do público, que se encontrava assustado devido a tragédia ocorrida em Brumadinho/MG no mesmo período. “O olhar de toda a sociedade e de toda a imprensa do País se voltou para as barragens de rejeitos, principalmente as de Minas Gerais”, relembrou.

Rosana falou um pouco sobre a estratégia de comunicação adotada para enfrentar a crise. Com o objetivo de ampliar o alcance das informações, além de responder às solicitações de imprensa e enviar informes aos jornalistas, foi criado um hotsite sobre o assunto, disponibilizando notícias, imagens com o acompanhamento das obras, um histórico da barragem e as respostas às perguntas mais frequentes recebidas.

Também foram promovidas visitas de stakeholders estratégicos à Unidade de Caldas, encontros com autoridades dos municípios da região e participação em audiências públicas para esclarecimento, entre outras ações.

“Ficou claro que, para combater a desinformação, precisamos falar mais e falar primeiro. Mesmo os temas sensíveis precisam ser ditos. Mesmo temas complexos podem ser esclarecidos”, afirmou a gerente.

A INB também marcou presença no segundo painel do evento, com o tema Engajamento, Sociedade e Inovação. Jane Dantas, coordenadora Regional de Comunicação, falou sobre parte das atividades de comunicação realizadas em Caetité/BA, como o programa de rádio Radioatividades, o Espaço INB - que abriga exposições temporárias e permanentes no Centro da cidade, e o Conversa com a Vizinhança, iniciativa que promove o diálogo direto com as comunidades vizinhas. O debate contou com a participação de Marco Antônio Alves, Juliana Rezende e Ana Beatriz Julião, da Eletronuclear.

“Acredito que tenha passado algumas informações para pelo menos plantar uma sementinha de que é possível a gente fazer a comunicação de forma eficaz. É possível, mas a gente não pode parar, tem que continuar e sempre buscar melhorar as práticas adotadas”, afirmou Jane.

No painel 3, Eliene Silva (diretora executiva da empresa LN Assessoria) e Ruan Souza (vice-presidente da Rosatom América Latina) apresentaram as novidades do setor nuclear. E ao final, no painel 4, Giovanna Gallo (MMConex), Ralph Oliveira (Associação Brasileira de Radiofarmácia), Sergio Altino (médico nuclear - Rede D’Or), Aleh Bossan (conselheiro de empresas e estrategista de Crescimento e Aceleração de Negócios) e Ana Célia Sobreira (ABDAN) falaram sobre Medicina Nuclear.

INB também participou do painel Engajamento, Sociedade e Inovação com palestra de Jane Dantas (à esquerda)

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: