Consórcio Santa Quitéria participa da Semana da Geologia da UFC

O Consórcio Santa Quitéria participou da 26ª Semana da Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) com uma palestra on-line sobre a jazida de Itataia, localizada em Santa Quitéria/CE, onde o fosfato e o urânio são encontrados de forma associada. O consórcio é formado pela Indústrias Nucleares do Brasil - INB e a empresa Galvani para o desenvolvimento de um projeto conjunto de mineração no local.

O evento, gratuito, foi realizado no dia 24 de maio pelo YouTube e contou com a participação do coordenador do Projeto Santa Quitéria da INB, José Roberto de Alcantara e Silva, e do diretor-técnico de Projetos da Galvani, Ricardo Neves de Oliveira. Os palestrantes foram apresentados pelo professor César Veríssimo, do Departamento de Geologia da UFC (DEGEO), que afirmou na abertura da transmissão se tratar de “um tema de extrema relevância para o setor mineral e para a geologia do estado do Ceará”.

Durante a palestra, foram abordados aspectos gerais do Consórcio e do Projeto Santa Quitéria. Entre eles, a nova rota de processamento mineral, que trará diversos benefícios ambientais, como a eliminação da necessidade de barragem de rejeitos, redução significativa no consumo de água e eliminação do uso de biomassa. Além disso, a tecnologia inovadora permite recuperações de fosfato e urânio superiores à média mundial: “Vamos recuperar 90% do fosfato que está na jazida e 85% do urânio lavrado”, informou Ricardo Neves. 

Também foram destacados os fatores geológicos da jazida de Itataia e a importância da energia nuclear tanto para a geração de energia elétrica limpa quanto para outras aplicações, como a medicina, a indústria e a irradiação de alimentos. “É uma alegria ser convidado para falar sobre o Projeto Santa Quitéria, que é tão importante para o estado do Ceará e também para o Brasil. Além da geração de energia nucleoelétrica, vamos ter redução de importação de fertilizantes a partir da produção na nossa futura mina de Itataia”, afirmou José Roberto. 

Ao final das apresentações, foram respondidas perguntas do público. A palestra está disponível no YouTube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=ZngF_xNS3qw.

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: