INB e IPEN assinam Memorando de Entendimento para futuros projetos da área nuclear

A Indústrias Nucleares do Brasil assinou um Memorando de Entendimento (MdE), no último dia 17/01, com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). A celebração aconteceu na sede do IPEN, em São Paulo. O objetivo do memorando foi estabelecer uma plataforma colaborativa entre as partes, para a implementação de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias nucleares do ciclo do combustível.

O Memorando entre a INB e o IPEN facilitará e ampliará as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, aproveitando de forma sinérgica as competências únicas das instituições, além de potenciais e recursos, em prol do desenvolvimento e de maior autonomia do setor nuclear brasileiro.

Dentre as áreas de cooperação em tecnologia nuclear elencadas no Memorando encontram-se: o processo de produção de urânio metálico enriquecido; a melhoria do processo de fabricação de pó e pastilhas de UO2; a pesquisa na área de corrosão em revestimentos; a inovação tecnológica na gestão de efluentes radioativos; o desenvolvimento de combustível nuclear de alto desempenho, dentre outros tópicos.

Junto ao memorando foi firmado o Acordo de Confidencialidade, que é requisito legal para o compartilhamento de informações confidenciais entre as partes.

IPEN- O Instituto é uma das unidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e conta com 66 anos de atividades científicas no setor nuclear brasileiro, tendo contribuído para o desenvolvimento de tecnologias nucleares do ciclo do combustível, como a do enriquecimento isotópico do urânio. “O IPEN e a INB compartilham longa história de cooperação, como nos projetos de fabricação de elementos combustíveis para reatores de pesquisa”, exemplificou o físico da INB, César da Costa.

PRESENÇAS- Participaram da cerimônia a diretora substituta do IPEN, Isolda Costa, o superintendente do Instituto, Wilson Calvo, o presidente da INB, Carlos Freire Moreira, o vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, diretor-presidente da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL).

Representando a INB, além de seu presidente, compareceram Márcio Adriano Coelho da Silva, diretor de Produção do Combustível Nuclear e Renato Vieira da Costa, da Diretoria de Produção do Combustível Nuclear, João da Silva Gonçalves, superintendente de Engenharia do Combustível, Edmundo de Aquino Ribeiro Filho e César Gustavo Silveira da Costa, da Assessoria Corporativa de Licenciamento Nuclear Ambiental, Salvaguardas, Segurança e Qualidade.

Pelo IPEN, estiveram presentes Michelângelo Durazzo, do Centro do Combustível Nuclear (CECON); Marcelo Rocha, gerente do Centro de Engenharia Nuclear (CEENG), Júlio Marumo, gerente do Serviço de Gestão de Rejeitos Radioativos (SEGRR); Maria Helena Sampa, gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica (SENIT), Patrícia da Silva Pagetti de Oliveira, coordenadora técnica do Projeto RMB e José Augusto Perrotta, Pesquisador Emérito do IPEN e atualmente colaborador voluntário no Projeto do RMB.

 

 

 

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: