INB finaliza entrega da 26ª Recarga de Angra 1

A Indústrias Nucleares do Brasil - INB finalizou nesta sexta-feira (12/03) a entrega da 26ª Recarga de Angra 1 para a Eletronuclear. Seguindo diversos protocolos de controle e prevenção da covid-19 para dar continuidade às atividades, a produção foi concluída em dezembro de 2020.

O primeiro transporte, dos seis realizados para entrega de 44 elementos combustíveis, aconteceu no dia 23/02. Os comboios partiram da Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende/RJ, com destino à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis/RJ, sendo acompanhados por diversas instituições nos níveis federal, estadual e municipal. Cabe à INB a embalagem do material e à Eletronuclear o planejamento e a coordenação do transporte.

A recarga é o processo de reabastecimento de uma usina nuclear por meio da substituição de elementos combustíveis já utilizados por novos, que ficam em média 3 anos no reator. Estes elementos são estruturas metálicas, com até 5 metros de altura, formadas por um conjunto de tubos, chamados de varetas, que recebem as pastilhas de urânio enriquecido. A etapa após a produção é o transporte até as usinas.

Próximas Recargas

Em janeiro, a INB iniciou a produção de 44 elementos combustíveis para a 17ª Recarga de Angra 2. A previsão é que a fabricação seja concluída até o final de maio e o transporte seja realizado entre maio e junho.

Transporte da 26ª Recarga de Angra 1 



COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: