INB finaliza produção para 26ª Recarga de Angra 1

A INB finalizou, no último dia 20/12, a produção dos 44 elementos combustíveis para a 26ª Recarga de Angra 1. A previsão é que o transporte para a usina nuclear seja iniciado em fevereiro. No momento, a empresa se prepara para iniciar, em janeiro, a produção de 44 elementos para a 17ª Recarga de Angra 2.

O superintendente de Produção do Combustível, Marcelo Sobral, considerou que a produção para a 26ª Recarga de Angra 1 seguiu normalmente os prazos apesar da pandemia do novo coronavírus. De acordo com Sobral, a ideia era encerrar a produção antes do final do ano com objetivo de utilizar a suplementação orçamentária recebida em 2020 para acelerar o faturamento. Vale lembrar que, em abril deste ano, a INB concluiu a 16ª Recarga de Angra 2.  

A recarga é o processo de reabastecimento de uma usina nuclear por meio da substituição de elementos combustíveis descarregados por novos. Estes elementos são estruturas metálicas, com até 5 metros de altura, formadas por um conjunto de tubos, chamados de varetas, que recebem as pastilhas de urânio enriquecido. A  etapa após a produção é o transporte até as usinas.

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: