Prefeito de Caldas e comitiva visitam as instalações da INB no município

Com o objetivo de conhecer a Unidade em Descomissionamento de Caldas - UDC e receber esclarecimentos, o prefeito de Caldas/MG, Ailton Goulart, visitou as instalações da INB, no dia 16 de novembro. A comitiva que acompanhou o executivo municipal foi formada pela secretária Municipal de Meio de Ambiente, Ianka de Oliveira, o procurador-geral de Caldas, Luiz Cláudio Luchini, e a chefe de gabinete, Cristiane Carvalho. Representando o poder legislativo, integrou o grupo o vice-presidente da Câmara dos Vereadores, João Batista da Fonseca.

A comitiva foi recebida pelo diretor de Recursos Minerais, Rogério Mendes Carvalho, que enfatizou a importância da sinergia e parceria entre todos os públicos envolvidos em qualquer análise e projeto, em particular em uma unidade em descomissionamento. “Tudo deve ser feito com o máximo de transparência, de troca de ideias. É a parceria que traz os resultados e é isso que estamos querendo desenvolver na região. Queremos desenvolver uma parceria profícua, com as melhores técnicas e soluções”, afirmou. 

O gerente de Descomissionamento da UDC, João Viçozo, fez uma apresentação explicando todas as ações que estão sendo realizadas na Unidade para controle da instalação, monitoramento da região e para refinamento do conhecimento necessário ao descomissionamento da área.  Especificamente sobre este tópico, o gerente falou sobre a contratação em andamento do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear - CDTN, que promoverá estudos necessários à definição das soluções para diminuir a geração de drenagem ácida das pilhas de estéril de mineração existentes na Unidade. “Esse estudo possibilita avaliar a aplicabilidade de soluções de descomissionamento mais rápidas e econômicas quando comparadas ao retorno das pilhas de estéril à Cava da Mina”, explicou Viçozo. Também foram apresentadas ações para construção de nova estação de tratamento de drenagem ácida, com capacidade maior e forma mais eficiente de gestão do resíduo gerado. “Essa nova estação é estratégica, pois permitirá o encerramento do uso de estruturas de contenção de drenagem e de resíduos, atualmente ativas dado ao modo como o tratamento é realizado, liberando-as para o descomissionamento”, complementou. 


Outra ação destacada foi a sobre-embalagem dos tambores metálicos contendo Torta II em galpões da INB Caldas. A medida está planejada para iniciar em janeiro de 2022, priorizando 1.500 embalados. Os novos tambores vazios já estão na Unidade e foram mostrados para os visitantes. 

O gerente mencionou ainda os investimentos em equipamentos recém-adquiridos para aprimorar as análises químicas utilizadas na monitoração ambiental da Unidade e do seu entorno. A produção de mudas no Horto da INB para recomposição vegetal também foi citada. 

Depois das explanações, os visitantes estiveram no mirante da cava da mina e da bacia de captação, passaram pela bacia de decantação, foram à barragem de rejeitos e até o ponto de controle do local que abriga os galpões com Torta II, onde receberam informações sobre como é feita a proteção de trabalhadores que precisem acessar o local.  

O prefeito, Aílton Goulart, agradeceu a recepção e afirmou: “As questões foram apresentadas de forma muito clara e transparente e foi isso que a gente sempre pediu por parte da INB. Hoje passamos a ter esse nível de conversa e estou satisfeito nesse sentido”. 

Representantes da Comissão Nacional Energia Nuclear - CNEN também acompanharam a visita e complementaram os esclarecimentos. 





Visita ao Lapoc

No dia seguinte (17/11), a comitiva esteve no Laboratório de Poços de Caldas (Lapoc) da CNEN. Jefferson Araújo, coordenador-geral de Reatores de Ciclo do Combustível, explicou como é feito o trabalho do órgão regulador. Na ocasião, a CNEN entregou o primeiro relatório público (N°01/2021) que traz a situação ambiental e as atividades relevantes em desenvolvimento na UDC. No relatório, está escrito que a amostragem das águas nos pontos de interface com o meio ambiente indica valores de concentração dos radionuclídeos urânio e tório dentro dos limites estabelecidos nas normas da CNEN e que, portanto, as doses estimadas de radiação ionizante para indivíduos do público devido ao empreendimento estão abaixo da restrição estabelecida. 

A CNEN também explicou o trabalho de inspeção regular realizado na unidade. Com o objetivo de esclarecer os formadores de opinião, foi apresentado um estudo que apontou que a incidência de câncer na região não é maior que no resto do país e que não há como determinar que os casos existentes estejam relacionados à radiação natural mais elevada. 

O prefeito se disse mais tranquilo com as informações e buscou tranquilizar a população: “Sobre a questão de transferência dos resíduos, ficou claro que ainda não há nenhum tipo de protocolo na CNEN pedindo a saída de Torta II de São Paulo para cá, então me sinto aliviado com tudo isso”, disse o prefeito.  

Caminhos para o esclarecimento 

No dia 10/11, a INB participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Poços de Caldas/MG e foi representada pelo superintendente de Descomissionamento, Diógenes Salgado Alves. A empresa já tinha participado de outra audiência pública em Caldas/ MG, no dia 20/10. 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: