Programa “Conversa com a Vizinhança” está de volta a Caetité

No mês de agosto foram retomadas as ações do Programa Conversa com a Vizinhança, em Caetité/BA, após a paralisação em função das medidas de contenção da pandemia do coronavírus. Os primeiros encontros aconteceram nos dias 10, 17 e 30 de agosto, na localidade de Juazeiro e nas comunidades Quessengue, Videl, Cercadinho e Riacho da Vaca. Na fase atual, profissionais da Coordenação de Meio Ambiente e da Coordenação Regional de Comunicação estão compartilhando o resultado da monitoração ambiental, dos anos 2020 e 2021, específicos de cada local.

“Alguns encontros são comunitários e outros individuais ou por residência”, conta a jornalista Jane Dantas. “Nossa intenção é conversar com nossos vizinhos, levar nossas informações e também ouvi-los”, complementa.

Instituída em 2014, essa iniciativa faz parte do Programa de Inserção Regional aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).  O objetivo é aproximar a empresa do público, melhor entender as dinâmicas locais e estabelecer um canal de diálogo entre a empresa e as comunidades, principalmente as residentes no entorno da Unidade de Concentração de Urânio (URA).

Além da entrega de resultados da monitoração ambiental, ainda neste ano serão realizadas conversas com foco em informações sobre a Barragem de Águas Claras, que a INB mantém na região, e também ações de Educação Ambiental.  As comunidades contempladas com este Programa estão localizadas na chamada Área de Interesse Especial, que abrange um raio de até 10km a partir da URA. No entanto, alguns pontos extrapolam essa área, mas são visitados por integrarem o Programa de Monitoração Ambiental da INB.

A presidente da Associação dos Pequenos Agricultores e Familiares de Riacho da Vaca, Marizete Pires de Araújo, destacou que esses encontros são importantes porque os comunitários têm a oportunidade de tirar as dúvidas sobre como a INB funciona, como o minério é retirado. Também a moradora da Comunidade do Riacho da Vaca Ana Maria de Jesus disse que o monitoramento é muito importante para a comunidade. “Quando recebemos os resultados, a gente fica feliz de saber a qualidade da água que estamos utilizando. É importante que toda comunidade receba esse resultado”, afirmou.

"A visita às comunidades foi muito importante, não só para levar os resultados do nosso monitoramento ambiental, mas também para conhecer as opiniões e dúvidas da comunidade em relação à atuação da INB, além de trazer um enriquecimento cultural sobre as vivências da comunidade. O mais importante é fortalecer a confiança da população na INB", afirma o químico Rodrigo Gibaut de Souza Gois, da Coordenação de Meio Ambiente.



COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: