Institucional

Urânio - mais energia para o desenvolvimento do País

As Indústrias Nucleares do Brasil atuam na cadeia produtiva do urânio, da mineração à fabricação do combustível que gera energia elétrica nas usinas nucleares. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a INB tem sua sede na cidade do Rio de Janeiro e está presente nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Criada em 1988, a INB sucedeu a Nuclebrás e, em 1994, tornou-se uma única empresa ao incorporar suas controladas - Nuclebrás Enriquecimento Isotópico S.A. (Nuclei); Urânio do Brasil S.A. e Nuclemon Mínero-Química Ltda, absorvendo suas atividades e atribuições.

A INB adota padrões internacionais de segurança em suas unidades industriais que garantem a qualidade de seus produtos, a preservação do meio ambiente e a segurança e a saúde de seus empregados e o bem estar das populações.

Outras atividades

A empresa atua também em atividades não associadas ao ciclo de produção do combustível nuclear. Em Buena, município de São Francisco de Itabapoana, Norte Fluminense, localiza-se a Unidade de Minerais Pesados, responsável pela prospecção, pesquisa mineral, lavra, beneficiamento, industrialização e comercialização de dos minerais pesados úteis - monazita, ilmenita, zirconita e rutilo - utilizados nas indústrias de cerâmica, fabricação de soldas e pigmentos e de siderurgia.

Missão

Garantir o fornecimento do combustível nuclear para geração de energia elétrica, com segurança, qualidade, responsabilidade social e ambiental, transparência e autossuficiência econômica, através da gestão integrada, da diversificação da linha de produtos e da autonomia tecnológica na sua fabricação.

Visão

Consolidar-se como parte importante e estratégica dentro da matriz energética nacional, sendo corresponsável pela geração de energia elétrica de maneira limpa, segura e econômica, colocando nosso país em posição favorável junto ao novo cenário mundial.

Valores

  • Ética e Integridade; 
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental; 
  • Qualidade, Saúde e Segurança; 
  • Entusiasmo e Confiança.

COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA

O Capital social da INB, subscrito e integralizado é de R$ 302.636.135,59 (trezentos e dois milhões, seiscentos e trinta e seis mil, cento e trinta e cinco reais e cinqüenta e nove centavos), divididos em 233.489.166 ações sem valor nominal, com a seguinte composição acionária:

  • 140.093.626 ações ordinárias nominativas (com direito a voto); 
  • 93.395.540 ações preferenciais nominativas (sem direito a voto).

Acionistas e Participação no Capital:

  • Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN: 99,9968%;
  •  Instituto Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN – 0,0015%;
  • Outros – (Pessoas Jurídicas e Físicas): 0,0017%.

Notas:

1 – O valor patrimonial da ação – VPA em 31 de dezembro de 2014 é de R$1,54 (um real e cinquenta e quatro centavos).

2 – As ações da INB não são negociadas no mercado de valores mobiliários. Para efeito da Lei 6.404/76, a INB é uma Sociedade Fechada. Entretanto, o acionista minoritário poderá transferir a sua posição acionária, na totalidade ou em parte, através de termo lavrado no livro de “Transferência de Ações Nominativas”, datado e assinado pelo cedente e pelo cessionário, ou seus legítimos representantes.