Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência no Município de Resende abre atividades de 2024 na INB

Com a finalidade de planejar ações de resposta a situações de emergência na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), o Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência no Município de Resende (Copren/RES) abriu os trabalhos de 2024 com uma cerimônia FCN, no dia 19/03. O colegiado faz parte do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). Até o dia 21/03 serão realizadas diversas atividades com as instituições que compõem o comitê. O Exercício de Resposta a Situações de Emergência acontece entre os dias 24 e 26 de setembro.

Na abertura, o presidente da INB, Adauto Seixas, agradeceu a participação e a prontidão de todas as instituições que compõem o colegiado e trabalham para a segurança na FCN, e ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) pelo trabalho de articulação do Sipron junto aos órgãos respondedores participantes do Copren/RES. “Segurança é um valor para a INB e não poderia ser diferente já que o setor nuclear é um dos mais rígidos do mundo quanto aos procedimentos de segurança, devido ao tipo de material com que se trabalha. Os riscos devem ser minimizados à menor possibilidade de ocorrência possível, tendo sempre como principal objetivo a proteção à vida humana e ao meio ambiente”, destacou, ressaltando ainda a importância do trabalho do Comitê para segurança da INB.


O contra-almirante Francisco André Barros Conde, secretário de Acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos do GSI, falou sobre a importância da garantia da segurança e integridade do Programa Nuclear Brasileiro para o desenvolvimento e soberania da nação. Conde frisou que dados da Agência Internacional de Energia deste ano trazem a informação de que a busca global por energia deve crescer 3,4% entre 2024 e 2026. “Cabe ressaltar o reconhecimento da energia nuclear como fonte segura, confiável e indispensável para atingir compromissos referentes aos gases gerados pelo efeito estufa até 2050”, disse. 


Para o contra-almirante, com o aumento da demanda, a responsabilidade acaba sendo proporcional ao potencial. “A segurança nuclear é uma prioridade inegociável, e esse comitê desempenha um papel fundamental neste compromisso. Nossos esforços visam não apenas cumprir normas internacionais rigorosas, mas também estabelecer padrões de excelência em termos de segurança, transparência e cooperação internacional”, explicou. 


Compuseram a mesa, além de Conde e Seixas, o subsecretário de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, coronel BM Márcio Romano Custódio, o assessor técnico da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear, Josélio Monteiro Filho, o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Resende, Marcos Silva Moreira e o comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, tenente-coronel, Marcelo Dias Brasil. 


PROGRAMAÇÃO- Nos três dias de reunião do Copren/RES, haverá espaço para apresentação do relatório do exercício realizado em 2023 e preparação para atividade em 2024. Também será promovido um programa de capacitação técnica com temas como “Os padrões de Segurança da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)”, por representantes do GSI e “Convenções de Segurança Nuclear: Pronta Notificação de um Acidente Nuclear e Assistência em caso de Acidente Nuclear e Emergência Radiológica”, por representantes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).  Será feita ainda a apresentação técnica do Ministério da Saúde, expondo os motivos para sua inclusão como instituição integrante do Copren/RES.


MEMBROS- São membros do Copren/RES: Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa (MD) por meio do Estado- Maior Conjunto das Forças Armadas, Comando da Marinha e Comando do Exército, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Polícia Rodoviária Federal (DPRF), Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (DGDEC/RJ), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Diretoria Geral de Defesa Civil de Resende (DGDC/RES) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: