Energia Nuclear é destaque em reunião do Rotary Club do Rio de Janeiro

Com o objetivo de esclarecer e desmitificar informações do setor nuclear para diversos formadores de opinião, o presidente da INB, Adauto Seixas, realizou uma palestra na 25ª Reunião Plenária 2023/2024, do Rotary Club do Rio de Janeiro, nessa quarta (24/01), no Iate Clube da cidade.

A partir do tema “A INB, o Combustível Nuclear e o Programa Nuclear Brasileiro”, Adauto destacou diversos benefícios da energia nuclear e o potencial que o Brasil tem nessa área, sendo um dos poucos países que detém a tecnologia de enriquecimento de urânio, e, além disso, tem recursos minerais de urânio e usinas em operação. “A energia nuclear é uma das fontes de energia mais seguras e limpas. Portanto, é necessário o esclarecimento contínuo. Precisamos estar sempre levando informações diretamente à sociedade, como estamos fazendo aqui hoje, reunidos”, reforçou.

O presidente da INB explicou todo o processo de produção do combustível nuclear pela INB, focando na etapa da mineração e do enriquecimento. E enfatizou a importância da conclusão da obra de Angra 3 para o desenvolvimento do setor e o fortalecimento do sistema elétrico nacional, pois os reatores nucleares são considerados geradores de “base”.

O presidente do Rotary Club do Rio de Janeiro, Paulo Lanari, afirmou que a reunião foi importante porque o dirigente da INB demonstrou uma série de posições e argumentos que foram bastante esclarecedoras.  “O Rotary Club do Rio de Janeiro tem por hábito receber o pessoal representativo do estado brasileiro, da indústria e da sociedade civil para apresentar temas que sejam de interesse coletivo e social. E a energia nuclear contribui significativamente para a independência elétrica do país”.  


A proposta dos organizadores do evento é continuar com uma série de palestras com outras instituições do setor para levar ainda mais informações sobre a tecnologia nuclear aos associados. 
Ao final da apresentação, os participantes da reunião puderam fazer perguntas para esclarecer mais algumas dúvidas.  A reunião também foi transmitida pelo zoom para outros 102 clubes do Rotary. 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: