INB Buena - Unidade de Minerais Pesados

A Unidade de Minerais Pesados (UMP), instalada em Buena, no município de São Francisco de Itabapoana (RJ), atua no processo de separação e na comercialização dos minerais pesados conhecidos como ilmenita, zirconita, rutilo e monazita, extraídos de reservas minerais formadas pela regressão do mar – paleopraia.

A ilmenita (titanato de ferro), a zirconita (silicato de zircônio) e o rutilo (dióxido de titânio) são importantes insumos para várias indústrias: a ilmenita é usada em indústria de pigmentos, ligas metálicas e proteção do revestimento de autoforno; a zirconita é usada em indústria cerâmica; e o rutilo é usado na fabricação de tintas e na indústria de eletrodos para solda.

Como as reservas estão esgotadas, a produção da Unidade se restringe atualmente à recuperação e comercialização do minério que ficou acumulado no pátio, junto à usina de beneficiamento primário e também às várias frações de minerais que foram estocados durante os últimos anos.


Saiba mais

A monazita é basicamente um fosfato de terras raras, urânio e tório. Esse fosfato é matéria prima importante na produção de terras raras, que são insumos para a fabricação de produtos como baterias recarregáveis, televisores, catalisadores automotivos e equipamentos de craqueamento de petróleo.


Rua Principal s/nº - Buena
28230-985 São Francisco de Itabapoana – RJ – Brasil

Caixa Postal: 123191
28230-972 São Francisco de Itabapoana – RJ - Brasil

55-22-2789-0101
inbbuena@inb.gov.br