Por dentro da INB – Profissões

A INB conta com um amplo quadro de profissionais das mais diversas áreas, como tecnológica, humana e biomédica. Conheça abaixo algumas das profissões:

Geólogo

Os geólogos são os profissionais que investigam a origem da formação, da estrutura, da composição e das transformações da crosta terrestre. Eles fazem análise do solo e das rochas, atuam na localização e na extração de recursos minerais, como água subterrânea, petróleo, carvão mineral, urânio, entre outros. Foi graças ao trabalho de geólogos, por exemplo, que foram descobertas as reservas de urânio do Brasil.

Os profissionais desta área podem atuar em diversos outros campos, como mapeamento de áreas de riscos e recuperação de áreas degradadas.

Engenheiro ambiental

A principal função do engenheiro ambiental é preservar a qualidade da água, do ar e do solo de danos causados pelas atividades humanas, aplicando e desenvolvendo tecnologias para proteger os recursos naturais, além de reduzir ou remediar impactos quando estes não puderem ser evitados. Este profissional pode atuar em diversas áreas, como planejamento ambiental, gerenciamento de riscos, licenciamento, estudos de impacto ambiental, monitoramento e avaliação da qualidade da água e do ar, controle da poluição, recuperação de áreas degradadas, construção e operação de sistemas de abastecimento de água, tratamento de esgoto e drenagem.

Físico

Os fenômenos da natureza em suas mais variadas dimensões são o objeto de estudo e trabalho deste profissional. O Físico estuda a relação entre a matéria e a energia, suas propriedades e as leis que regem sua interação. Ele pode atuar em diversas áreas, entre elas a astrofísica, o desenvolvimento de materiais e de tecnologia, física médica, biofísica e física nuclear, que é a área onde são estudados fenômenos como a radioatividade e fissão nuclear.

Químico

O Químico estuda propriedades, reações e aplicações das substâncias químicas. A partir da análise da combinação de elementos químicos, ele atua no desenvolvimento de novos produtos, materiais e tecnologias ou na melhoria de produtos e processos, que têm aplicação em diferentes setores. É um profissional capacitado a atuar em laboratórios, na área de pesquisa e desenvolvimento, elaboração de projetos de instalações industriais e no controle de impactos ambientais.