Comandante da AMAN visita INB Resende

O comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), General de Brigada João Felipe Dias Alves, esteve na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende, para um encontro com a diretoria da INB e uma visita à área fabril. O comandante foi recebido pelo diretor de Finanças e Administração, Pedro Calheiros Boite, diretor de Produção do Combustível Nuclear, Márcio Adriano Coelho da Silva, e diretor técnico de Enriquecimento Isotópico, Marcos Fricks Cavalcante.

Boite desejou boas-vindas ao comandante em nome do presidente da INB, Carlos Freire. Na sequência, foi feita uma apresentação sobre o ciclo do combustível nuclear e, logo depois, Fricks falou sobre o processo de enriquecimento de urânio e os planos para a implantação da Usina Comercial de Enriquecimento de Urânio (UCEU) na FCN. O diretor técnico de Enriquecimento também discorreu sobre as vantagens de a INB ter se tornado uma empresa estratégica de defesa e apresentou algumas parcerias entre a estatal e o Ministério da Defesa, que abriga a estrutura do Exército.  

O general Felipe destacou que foi uma honra estar na FCN e conhecer um pouco mais sobre a INB. “Mais do que isso: é um orgulho como brasileiro ver o potencial da empresa e tudo que ela faz, sua produção e excelência no trabalho de enriquecimento de urânio que ela possui”, disse. O comandante da AMAN ressaltou ainda a parceria que a Academia tem com a INB, que cede parte de sua área para exercícios dos cadetes. “Nossa vinda foi uma forma de expressar o agradecimento pelo apoio que ela nos dá na formação dos nossos oficiais”, frisou.

O diretor de Finanças e Administração falou sobre o prestígio e orgulho que foi receber o comandante da AMAN na FCN. “A AMAN é uma parceira tradicional e é importante mantermos nossas portas abertas e a parceria saudável e amigável. E com a alcunha da INB ser uma empresa estratégica de defesa, isso só nos aproxima”, destacou Boite. Para o diretor de Produção do Combustível Nuclear, informação de como funciona a área nuclear é essencial para que o exército também possa trabalhar e defender projetos que são importantes para o país.

O diretor técnico de Enriquecimento Isotópico falou sobre parcerias que o Exército tem com a empresa, como a participação no Comitê de Planejamento de Resposta a Situação de Emergência Nuclear no Município de Resende (Copren/RES) e atividades dos cadetes na unidade. “Foi um prazer recebê-los, mostrar a capacidade de fabricação do elemento combustível e as parcerias com o Ministério da Defesa, representado pela Marinha do Brasil, que projetou e produz as ultracentrífugas, parte do nosso processo de enriquecimento de urânio”, disse Fricks.

Participaram da comitiva do comandante, o responsável pelo setor de relações institucionais da AMAN, coronel Fuéde Feres Junior, o chefe da Seção de Instrução Especial, tenente-coronel Fausto Calado de Carvalho e o assistente, major Luiz Alexandre Kohl de Arruda.

 

 

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: