INB Caetité

O Programa de Responsabilidade Social desenvolvido pela empresa nas áreas de influência da Unidade de Concentrado de Urânio – INB Caetité - contempla também ações de acesso à água, já que a região está inserida no Polígono das Secas. Dentre essas ações, destacam-se a construção de uma adutora em Maniaçu, o distrito mais populoso de Caetité, realizada em convênio com a prefeitura do município, e uma estação de tratamento de água no distrito de Juazeiro.

Outra ação de infraestrutura realizada continuamente nessa região é a conservação de estradas vicinais em povoados próximos à unidade. Entre 2003 e 2013 foram investidos R$ 3,5 milhões nessas obras.

Na área da educação a INB desenvolve o Projeto Saber Mais, em parceria com o Senai, que tem como objetivo capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho. Entre 2010 e 2013 foram oferecidas 312 vagas nos cursos: instalador polivalente e qualificação em mineração, mecânico de moto, fabricação de estofados com capotaria, técnicas de atendimento ao cliente, auxiliar administrativo de finanças e auxiliar administrativo em estoque e suprimentos.

Outro projeto educativo são os estágios oferecidos na INB Caetité: anualmente, entre 40 e 50 estudantes do curso Técnico em Mineração do Centro Territorial de Educação Técnica do Sertão Produtivo (CETEP) fazem um estágio de 200 horas na unidade.

Apoiado pela INB, o Espaço para a Cidadania, projeto desenvolvido pela Associação das Senhoras de Caridade de Caetité, atende crianças de cinco meses a seis anos em regime de semi-internato e internato. Na creche mantida pela entidade as crianças têm assistência médica, aulas de reforço escolar e participam de atividades extracurriculares.

Em convênios com a Fundação Anísio Teixeira, a empresa participou da implantação do Cine Teatro Anísio Teixeira, da disponibilização do acesso livre à internet da Biblioteca Pública e do projeto Biblioteca Móvel, que incentiva a leitura e possibilita o acesso de escolas rurais a materiais didáticos e livros.

Na área de Saúde, destacam-se os seguintes projetos: construção e aquisição de equipamentos do Posto de Saúde da Família em Juazeiro; doação de equipamentos para a Academia Popular da Saúde de Lagoa Real; apoio a campanhas de prevenção; e a promoção do curso de alimentação saudável Cozinha Brasil, do SESI, em Caetité e Lagoa Real.

Como parte das ações de incentivo à geração de renda foram realizadas as restaurações dos imóveis e do maquinário das Casas de Farinha operadas pelas associações de moradores de Juazeiro e Maniaçu, do Engenho de Cana de Açúcar, da Associação dos Agricultores de Juazeiro, e o apoio a ações desenvolvidas pela Associação das Mulheres Camponesas da Serra Geral, entre outras ações.

Na área da cultura e da difusão do conhecimento a INB apoia a realização de festas e folguedos populares e promove anualmente exposições de artes e ciências no Espaço INB.

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS:

Galeria de Imagens