INB Caldas realiza teste de vida em piezômetros das barragens e tem resultado positivo

Os piezômetros Casagrande da Barragem de Rejeitos e da Barragem de Águas Claras da Unidade em Descomissionamento de Caldas – UDC passaram, no início do ano, pela realização da limpeza e teste de vida. Recomendado na Revisão Periódica de Segurança de Barragens, o teste de vida deve ser feito a cada três anos, ou antes, caso haja alguma anormalidade, e faz parte de uma série de atividades que contribui para que seja declarada a estabilidade das barragens. A análise é feita por uma empresa de engenharia contratada e os resultados são enviados para os órgãos fiscalizadores.

Os piezômetros são instrumentos instalados nas barragens que têm a função de sinalizar a pressão da água do reservatório sobre a barragem. Durante o teste de vida, são realizados a limpeza da tubulação dos instrumentos, ensaios de permeabilidade e medições do nível de água antes e após a limpeza. Com o resultado, é avaliada a funcionalidade do equipamento e se os dados informados por ele estão confiáveis.

O relatório do teste de vida informa que “os instrumentos apresentam normalidade em seu funcionamento, oferecendo dados confiáveis no que diz respeito a sua principal função, que é a de monitorar subpressões de fundação e pressões neutras no interior do maciço”. Foi realizada apenas uma observação relativa à obstrução de um dos vinte piezômetros da Barragem de Rejeitos. O fato já era de conhecimento da INB, que planeja a substituição do equipamento.

Renato Costa Goes, engenheiro civil responsável pela Barragem de Rejeitos, fala sobre a importância do teste: “Quando, no teste de vida, é falado que a instrumentação piezométrica é confiável, é ótimo. Significa que os dados analisados pela engenharia, que fornecemos mensalmente para a CNEN e para a sociedade são confiáveis. O instrumento mais importante da barragem encontra-se calibrado e operacional”, explica.

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: