INB fala sobre barragem de Caldas durante seminário em Ribeirão Preto

A INB foi uma das convidadas para participar do Seminário de Segurança de Barragens na Bacia do Rio Grande, realizado no final de junho, em Ribeirão Preto/SP. O evento teve como objetivo esclarecer o papel dos órgãos e instituições envolvidos na Política Nacional de Segurança de Barragens e dar um panorama sobre as barragens instaladas na região.

O gerente de Descomissionamento de Caldas, Fernando Teixeira, e o supervisor de Proteção Radiológica João Viçozo integraram um painel sobre Barragens de Radionuclídeos, que contou ainda com apresentações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Fernando falou sobre as características da Barragem de Rejeitos da Unidade de Tratamento de Minérios (UTM), desde o projeto de construção até a recente troca do sistema extravasor, do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração e do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público Federal. João Viçozo apresentou a UTM, falou a respeito das características radioativas do material contido no reservatório da Barragem e das monitorações que são realizadas rotineiramente para identificar eventuais impactos no meio ambiente.

A CNEN abordou a regulamentação existente para barragens de rejeitos, explicando que foi instituído um plano de ação para estabelecer o conjunto de medidas que nortearão a condução das atividades de licenciamento, fiscalização e controle da Barragem de Rejeitos da INB em Caldas.

Em sua apresentação, o IBAMA falou sobre o histórico da UTM, o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e citou a última vistoria realizada pelo órgão na unidade, entre os dias 5 e 7 de fevereiro deste ano, informando que na ocasião “não foram observadas trincas, rachaduras, processos erosivos significativos no corpo de barramento e ombreiras”.

O evento contou ainda com painéis sobre a situação dos vários tipos de barragens, como as de aproveitamento hidrelétrico, de irrigação e usos múltiplos, de rejeitos industriais e barragens para uso de mineração, além de uma mesa redonda intitulada “Quem é quem na Política Nacional de Segurança de Barragem”, na qual os palestrantes puderam apresentar as entidades que representavam e suas responsabilidades na gestão das barragens.

Para Fernando Teixeira, o seminário foi uma boa oportunidade de troca de experiências. “Foi muito bom, tivemos muita informação lá. Percebemos que os diversos tipos de barragens têm problemas, que as normas têm problemas, mas que todo mundo está trabalhando para melhorar”, afirmou.

O seminário, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH Grande), foi realizado no dia 26 de junho, no auditório da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP).


COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: