INB instala sistema para leitura automatizada de piezômetros nas barragens da UDC

A INB Caldas/MG aprimorou o sistema de monitoramento das barragens de Águas Claras e de Rejeitos com a automatização dos piezômetros instalados nos locais. Piezômetros são equipamentos utilizados para medir as poropressões nas barragens e representam o principal sistema no monitoramento dessas estruturas.

A Unidade em Descomissionamento de Caldas – UDC conta, ao todo, com 15 piezômetros na Barragem de Águas Claras e 20 na Barragem de Rejeitos. A leitura dos equipamentos de forma manual era realizada desde 2005, trabalho que demandava a atuação de dois operadores e ocorria semanalmente nos últimos meses. Com a implementação do sistema automático, concluída em junho deste ano, as leituras em ambas as barragens passaram a ser feitas a cada 6 horas.

“Com a automatização dos piezômetros, as leituras em ambas as barragens são realizadas com frequência muito maior, aumentando de maneira significativa o controle e o monitoramento dessas estruturas”, afirma Thiago Fernando de Avila Navarro, supervisor de engenharia da Gerência de Descomissionamento de Caldas (GEDEC.M). As leituras realizadas nas duas barragens demonstram que as estruturas estão estáveis.

A partir de uma estação de monitoramento instalada na UDC é possível visualizar as leituras piezométricas, gerar gráficos, exportar dados registrados, emitir relatórios de acompanhamento, emitir avisos de alerta via e-mail, entre outras funcionalidades.

O sistema automatizado foi implementado em atendimento aos órgãos reguladores e à legislação de segurança de barragens vigente, além de atender a uma cláusula do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), especificamente para a Barragem de Rejeitos, junto ao Ministério Público Federal (MPF) de Pouso Alegre/MG, assinado em 08 de novembro de 2019.

O monitoramento de barragens na UDC conta também com outros controles. “Temos o registro do nível do reservatório, medidores de vazão da saída do tapete drenante, controle de vazão das bacias de decantação, análises da qualidade da água com parâmetros físicos, químicos e radiológicos. São realizadas as inspeções de segurança quinzenalmente por equipe interna da UDC, além da emissão de relatório de acompanhamento de frequência mensal com envio à CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear)”, esclarece Thiago.

A Barragem de Rejeitos possui ainda o controle realizado através de 25 marcos topográficos, que são pontos de referência para controle de movimento da estrutura, com leituras realizadas uma vez por semana.

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: